Com condições climáticas que indicam a redução da anomalia da temperatura da superfície do mar no Pacífico Equatorial, o final do trimestre Abril/Maio/Junho marca um possível fim do fenômeno El Niño (figura 1). Tendendo a uma condição de neutralidade, as projeções climáticas indicam por hora, o aumento da condição de neutralidade, no entanto, o monitoramento das condições climatológicas precisa continuar para definir se segue a condição de neutralidade ou há uma tendência de resfriamento das águas do Pacífico.

Figura 1. Anomalias da Temperatura da Superfície do Mar no Pacífico Equatorial por Trimestre.
Fonte: Clima Cast – RTC

Com divergência entre modelos climatológicos, alguns modelos indicam uma tendência de maior prolongamento da condição de neutralidade durante o final de 2024, enquanto outros, demonstram uma tendência de fortalecimento do La Niña, no entanto, com menor intensidade.


undefined

Figura 2. Projeções ENOS – Junho/Julho 2024.
Fonte: Clima Cast – RTC

Com base nas projeções climáticas, o que se pode afirmar é que praticamente todos os modelos indicam que não há a possibilidade da volta do El Niño, havendo por enquanto, divergências entre a fixação da condição de neutralidade ou La Niña para o final do ano.

Com relação as precipitações para o restante do mês de Julho, há pouca variação de anomalias na precipitação, indicando para a maioria do Rio Grande do Sul, chuvas dentro da média para o mês.



Confira os prognósticos completos trazidos em mais um Clima Cast RTC.


Inscreva-se agora no canal Rede Técnica Cooperativa – RTC clicando aqui!


Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.