Em mar/25, a comercialização da soja da safra 2024/25 em Mato Grosso alcançou 58,98% da produção prevista, representando um avanço de 4,01 p.p. em relação ao mês anterior. Com a produção já definida no estado e os preços no mês apresentando elevação — sustentados principalmente pelo aumento do prêmio da soja —, os produtores negociaram um volume maior no período.

Quanto aos preços médios negociados em mar/25, o indicador fechou em R$ 109,15/sc, valorização de 1,08% em comparação com o mês anterior. Para a safra 2025/26, as vendas em mar/25 atingiram 8,10% da produção projetada, com avanço de 3,17 p.p. em relação ao mês anterior. Esse aumento está relacionado à necessidade dos produtores de travar os custos da próxima safra.

Por outro lado, o preço médio negociado no mês apresentou recuo de 0,25% em relação a fev/25, influenciado pela queda nas cotações da soja em Chicago e pela retração no prêmio, o que limitou um maior avanço da comercialização no mês.

ALTA: seguindo a alta do óleo, o preço da soja em Chicago apresentou valorização de 0,35% em relação à semana passada.

REDUÇÃO: com o avanço da colheita da soja no Brasil, o preço da oleaginosa, segundo o indicador Cepea, apresentou uma queda de 0,86% em comparação com a semana anterior.

MENOR: a média do indicador Prêmio Santos fechou em US$ 87,00/t, apresentando um declínio de 2,03% na comparação semanal.

Em abr/25, o Imea manteve a estimativa de área de soja na safra 2024/25 em 12,66 milhões de ha, alta de 1,47% em relação à safra anterior

No que se refere ao rendimento, a produtividade em Mato Grosso foi consolidada em 66,26 sc/ha, aumento de 1,46% em relação à estimativa anterior e de 27,04% na comparação com a safra passada, registrando, assim, o maior rendimento da série histórica do Instituto.

Esse desempenho refletiu as condições climáticas favoráveis, com volumes de chuva bem distribuídos ao longo do desenvolvimento das lavouras. Desse modo, com a manutenção da área estimada e a consolidação da produtividade, a produção da oleaginosa para a safra 2024/25 no estado está prevista em 50,34 milhões de t, representando um aumento de 28,91% em relação à safra anterior.

Por fim, é importante ressaltar que, no próximo relatório, o Instituto consolidará as áreas de soja por meio de geoprocessamento e divulgará a primeira projeção para a temporada 2025/26 em Mato Grosso.

Confira o Boletim Semanal da Soja n° 842 completo, clicando aqui!

Fonte: Imea 



 

FONTE

Autor:Boletim Semanal da Soja

Site: IMEA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.