A área de cultivo no Estado está estimada em 810.380 hectares. A produtividade estimada é de 4.440 kg/ha.

A colheita progrediu para 97% da área de cultivo, beneficiada por condições climáticas favoráveis, como tempo seco, temperaturas amenas e alta incidência solar, o que resultou em redução da umidade do ar, chegando a atingir 40% em determinados momentos. Essas condições permitiram uma rápida perda de umidade nos grãos, acelerando o processo de colheita. No entanto, o avanço da operação foi condicionado pelas lavouras de safrinha que ainda não concluíram o ciclo.

As condições meteorológicas continuam favoráveis para as lavouras de milho safrinha, que estão progredindo nas fases de enchimento de grãos e maturação. As temperaturas mais elevadas, dentro da faixa adequada para o período outonal, com a alta luminosidade e a ocorrência de chuvas pontuais, têm contribuído para a manutenção de boa sanidade da cultura. Consequentemente, o risco de perdas devido a geadas está se tornando cada vez mais reduzido à medida que a fase de maturação se aproxima.

As áreas destinadas à cultura na próxima safra apresentam o desenvolvimento pleno de culturas de cobertura. Observa-se uma demanda intensa, com aquisição e reserva de sementes, disponibilizadas pelo Programa Troca-Troca ou ofertadas no comércio local.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, na Fronteira Oeste, em São Gabriel, os pequenos produtores adotam a prática de dobrar as plantas, visando acelerar a perda de umidade na lavoura e, ao mesmo tempo, proteger as espigas contra a ação de fungos nos grãos. Já em São Borja, os produtores implementaram o plantio de nabo forrageiro como cobertura do solo em preparação para o cultivo da próxima safra do cereal, que se iniciará a partir de agosto.

Na de Pelotas, as condições climáticas permitiram avanço significativo e ágil na colheita. Atualmente, 10% das lavouras estão na fase de enchimento de grãos; maduras são 28%; e 62% já foram colhidas.

Na de Santa Maria, mais de 90% da área semeada já foi colhida. Com o progresso da colheita do milho safrinha, observa-se melhora na produtividade média alcançada.

Na de Santa Rosa, apenas 1% da área plantada encontra-se na fase final de enchimento de grãos, e 3% estão na fase de maturação. Já foram colhidas 96% das lavouras. Estima-se que, até o final do mês de junho, toda a área destinada ao cultivo esteja colhida.

Na de Soledade, a precipitação pluviométrica registrada em 27/05 contribuiu para a normalização do teor de umidade do solo e proporcionou condições favoráveis para o desenvolvimento contínuo do milho tardio, mantendo o potencial produtivo das lavouras. Em relação às fases, 8% estão de enchimento de grãos; 8% encontram-se em fase de maturação fisiológica; e 84% das lavouras foram colhidas.

Comercialização (saca de 60 quilos)

De acordo com o levantamento semanal de preços realizado pela Emater/RS-Ascar no Estado, a cotação média do milho apresentou redução de -2,72%, passando de R$ 54,48 para R$ 53,00.

Fonte: Informativo Conjuntural n° 1766 – Emater/RS



 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.