InícioDestaqueEmater/RS: Colheita do milho avança lentamente e atinge 93%

Emater/RS: Colheita do milho avança lentamente e atinge 93%

A área de cultivo no Estado está estimada em 810.380 hectares.

A colheita avançou em ritmo lento e alcançou 93%, sendo condicionada pelas características das lavouras remanescentes, que consistem predominantemente em pequenas áreas sujeitas à colheita manual ou que estão aguardando a conclusão do ciclo em lavouras semeadas na safrinha. A produtividade estimada é de 4.440 kg/ha.

As precipitações registradas durante o período foram benéficas para as lavouras de milho safrinha, que atualmente estão na fase de enchimento dos grãos. A previsão de ocorrência de geada, em 28/05, não se concretizou, e o tempo ensolarado e quente, no início do período, foi extremamente favorável para o desenvolvimento da cultura. A maior parte das lavouras implantadas nos meses de janeiro e fevereiro apresenta boas condições de desenvolvimento, exibindo aparência geral saudável e formação adequada de espigas. Entretanto, chama-se a atenção para os sintomas de doenças do complexo do enfezamento e para o elevado número de cigarrinhas presentes em muitas lavouras a Noroeste do Estado, o que demandou novas aplicações de inseticidas. Essas duas condições, associadas à existência de algumas lavouras ainda em estágio vegetativo, acendem o sinal de alerta para a próxima safra, que poderá acarretar na presença de cigarrinhas já nas primeiras semeaduras.

É significativa a demanda por sementes disponibilizadas pelo Programa Troca-Troca, o qual, nesta edição, oferece híbridos adequados para os cultivos em sistemas de alta tecnologia, apresentando valor de aquisição altamente competitivo.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, a pouco mais de 60 dias do início do período de plantio da cultura do milho, os produtores da Fronteira Oeste estão em fase de planejamento das lavouras, considerando a previsão de ocorrência do fenômeno El Niño, que implica em condições do tempo favoráveis às áreas cultivadas em regime de sequeiro.

Na de Caxias do Sul, ainda restam cerca de 10% de área a ser colhida, principalmente nos municípios serranos mais próximos de Caxias do Sul e da Região das Hortênsias. Muitas dessas áreas foram semeadas no fim do período recomendado pelo zoneamento agrícola, em terrenos já ocupados por culturas de alho e cebola, nos períodos de inverno e primavera.

Na de Ijuí, a colheita está em fase final, restando apenas algumas lavouras que não impactam de modo significativo nos números finais de produtividade e de produção total. As áreas destinadas ao cultivo na próxima safra estão sendo preparadas com plantas de cobertura, as quais apresentam bom desenvolvimento até o momento. Entretanto, a queda nos preços do milho tem gerado preocupação em relação à área a ser destinada ao cultivo.

Na de Pelotas, a colheita avançou de forma mais ágil, beneficiada pelas condições de tempo seco e pela ausência de chuvas. Na região, 14% das lavouras encontram-se na fase de enchimento de grãos. Em fase de maturação são 33%, e 53% das áreas já foram colhidas.

Na de Santa Maria, mais de 90% da área semeada já foi colhida. Com o progresso da colheita do milho safrinha, observa-se uma melhora na produtividade média alcançada.

Na de Santa Rosa, as últimas lavouras em safrinha estão atingindo a fase final de enchimento de grãos, correspondendo a aproximadamente 3% da área, enquanto cerca de 3% das lavouras estão na fase de maturação dos grãos. O restante, ou seja, 94% das lavouras da região já foram colhidas. Prevê-se que, até o final da primeira semana de junho, toda a área destinada ao cultivo estará colhida.

Na de Soledade, pela terceira semana consecutiva permaneceram favoráveis as condições ambientais para as lavouras com implantação tardia. A colheita foi efetuada em 82% dos cultivos. Em enchimento de grãos são 10% e em maturação fisiológica, 8%.

Comercialização (saca de 60 quilos)

De acordo com o levantamento semanal de preços realizado pela Emater/RS-Ascar no Estado, a cotação média do milho apresentou redução de -3,73%, passando de R$ 56,59 para R$ 54,48.

Fonte: Informativo Conjuntural n° 1765 – Emater/RS



Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares