InícioDestaqueRio Grande do Sul finaliza a colheita da soja, com produtividade estimada...

Rio Grande do Sul finaliza a colheita da soja, com produtividade estimada em 1.923 kg/ha

A área cultivada de soja no Estado é de 6.513.891 hectares. A produtividade estimada é de 1.923 kg/ha.

A colheita está prestes a encerrar, e a proporção de área colhida é muito próxima a 100%. O período foi propício para o término dos trabalhos, pois ocorreram temperaturas mais elevadas, e predominou a ausência de chuvas, com precipitações concentradas em apenas dois dias. Restam apenas pequenas áreas, que foram semeadas após o período recomendado no zoneamento agroclimático ou cultivadas em sucessão ao milho, mas essas áreas não apresentam significância estatística expressiva.

Durante o período, aproveitando as condições de solo seco, os produtores aumentaram a aplicação de corretivos nas lavouras, uma prática que já vinha sendo realizada nas semanas anteriores.

As instituições financeiras começaram a disponibilizar financiamentos para as lavouras da safra 2023/2024 por meio da liberação de recursos pré-custeio destinados à aquisição de fertilizantes.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, na Campanha, ainda restam algumas áreas a serem colhidas, e espera-se que sejam finalizadas nos próximos dias. Em Candiota, ocorreu a maior redução de produtividade, alcançando 480 kg/ha, o que representa queda de 80% em relação à expectativa inicial. Em Hulha Negra, a redução é próxima de 70%, e em Lavras do Sul é de aproximadamente 40%. Já em Dom Pedrito, a produtividade se manteve estável ao longo da colheita, atingindo patamar significativamente superior em comparação com os demais municípios vizinhos, com diminuição inferior a 5%. Na região da Fronteira Oeste, a colheita já foi concluída em Maçambará e em Manoel Viana, apresentando quebra de 75% na produtividade, com médias de 622 kg/ha e 720 kg/ha respectivamente. As lavouras implantadas tardiamente, em dezembro e em janeiro, elevaram as médias, considerando que muitas áreas implantadas em outubro e em novembro nem foram colhidas devido a perdas totais ou ao baixo potencial, que não cobria os custos da colheita mecanizada e do transporte. Em São Borja, a colheita está em fase de finalização, porém enfrenta dificuldades devido ao baixo porte das plantas, que apresentam vagens próximas à superfície do solo, resultando em perdas nas áreas de relevo irregular, ou quando as plataformas das colheitadeiras não estão adequadamente reguladas. Estima-se que as perdas em Santana do Livramento tenham sido de cerca de 60%.

Nas regiões de Caxias do Sul, Erechim, Frederico Westphalen, Lajeado, Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Maria, Santa Rosa e Soledade, a colheita foi encerrada.

Nas de Ijuí, Porto Alegre e Pelotas, restam poucas lavouras a serem colhidas, mas devem ser finalizadas ainda nessa semana.

Comercialização (saca de 60 quilos)

Segundo o levantamento semanal de preços realizado pela Emater/RS-Ascar no Estado, a cotação média da soja na semana foi de R$ 125,48 representando uma elevação de +1,13% em relação à cotação da semana anterior de R$ 124,08.

Fonte: Informativo Conjuntural n° 1765 – Emater/RS



Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares