A área cultivada de milho no Estado é de 810.380 hectares.

A colheita permaneceu praticamente paralisada, alcançando 82%. Porém, ainda está relegada a um segundo plano, pelo menos até a finalização da operação na cultura da soja, pois as unidades de recebimento e de armazenagem dos grãos estão adequadas para a oleaginosa.

As lavouras tardias estão em fase de floração e de enchimento de grãos, somando 7% da área de cultivo, e apresentam um desenvolvimento variável – melhores no Noroeste e muito irregulares na Região do Planalto, Central e da Campanha. O predomínio de baixas temperaturas, na segunda metade do período, desfavoreceu essas lavouras com plantio tardio, pois as fases de desenvolvimento das plantas ainda dependem do acúmulo térmico, e o frio prolonga a duração dessas fases, atrasando o ciclo produtivo da cultura.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, 82% das lavouras foram colhidas e 12% estão em maturação. As lavouras em enchimento de grãos são 6%, mas apresentam dificuldades de desenvolvimento em função da insuficiência de chuvas e da queda de temperaturas.

Na de Caxias do Sul, a colheita está estabilizada em uma proporção pouco superior a 50% da área de cultivo. O rendimento médio se manteve em 6.400 kg/ha.

Na de Ijuí, a colheita permaneceu suspensa, e as lavouras em segundo cultivo estão em estádio de formação e enchimento de grãos. A baixa disponibilidade de chuvas comprometeu o desenvolvimento, e as plantas apresentam estatura baixa, colmos finos, folhas pouco desenvolvidas e falhas na polinização.

Na de Pelotas, 36% das lavouras estão na fase de enchimento de grãos; 8% estão em floração; 22%, maduras; e 33%, colhidas.

Na de Santa Rosa, 2% das lavouras estão em floração/pendoamento; 8%, na fase de enchimento de grãos; e 2%, em maturação. A área colhida evoluiu 1%, alcançando 88%. As chuvas ocorridas na região, em março e abril, foram importantes para as lavouras em safrinha, implantadas em janeiro e fevereiro. Essas apresentam boas condições de desenvolvimento, de aparência e de formação das espigas. O estado fitossanitário das lavouras é adequado, e não foi constatado ataque de pragas após as pulverizações de inseticidas, realizadas na semana anterior, para o controle de lagarta e cochonilha.

Na de Soledade, 3% das lavouras estão em desenvolvimento vegetativo; 7%, em florescimento; 16%, em enchimento de grãos; 4%, em maturação fisiológica; e 70%, colhidas. A ocorrência de frio prejudicou as lavouras que se encontram em fases reprodutivas ou anteriores.

Comercialização (saca de 60 quilos)

De acordo com o levantamento semanal de preços realizado pela Emater/RS-Ascar no Estado, a cotação média do milho apresentou redução de -7,02%, passando de R$ 71,50 para R$ 66,48.

Fonte: Informativo Conjuntural n° 1760 – Emater/RS



DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.