A colheita foi encerrada. A área cultivada de soja no Estado, na safra 2022/2023, totalizou 6.513.891 hectares. A produtividade estimada é de 1.923 kg/ha.

Os sojicultores encontram-se atualmente em fase de planejamento para o plantio da próxima safra, atribuindo prioridade à obtenção de crédito de pré-custeio. Entretanto, tem-se observado, em algumas regiões, uma série de problemas de inconsistência de mapas decorrentes do cruzamento entre o georreferenciamento do CAR e o mapa das áreas a serem financiadas, prejudicando, assim, a contratação das operações. Outro aspecto que tem gerado inúmeras dúvidas é a nova classificação de solos adotada no Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC), principalmente em relação a seus impactos nas janelas de plantio da cultura e à possibilidade de aproveitamento das análises de solo atuais. Há também grande expectativa acerca da divulgação dos parâmetros do novo plano safra, que devem ser anunciados na última semana de junho. Especial atenção é dada às taxas de juros, aos limites financiáveis, ao valor máximo de enquadramento, aos custos adicionais no Proagro e ao volume de recursos destinados à subvenção dos seguros privados.

Comercialização (saca de 60 quilos)

Segundo o levantamento semanal de preços realizado pela Emater/RS-Ascar no Estado, a cotação média da soja na semana foi de R$ 127,00, representando elevação de +1,66% em relação à cotação da semana anterior, que era de R$ 124,93.

Fonte: Informativo Conjuntural n° 1768 – Emater/RS



DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.