A área de cultivo no Estado está estimada em 810.380 hectares. A produtividade estimada é de 4.440 kg/ha.
A colheita foi retomada, favorecida pelas condições de tempo seco e ensolarado e pelo encerramento da operação equivalente na soja, na maior parte das propriedades. A área colhida é de 87%, mas não houve avanço em razão das lavouras em safrinha que ainda finalizaram o ciclo produtivo.
Paralelamente, os produtores realizaram a semeadura de plantas de cobertura de solos em áreas programadas para implantação da safra 2023/2024. As plantas de cobertura já estabelecidas apresentam excelente desenvolvimento após a ocorrência de chuvas.
Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, as lavouras de milho grãos implantados em fevereiro e em início de março estão em enchimento dos grãos/maturação, representando 15% dos cultivos. Na região, a colheita alcançou 85%. Na Fronteira Oeste, foi praticamente finalizada.
Na de Caxias do Sul, a produtividade está estimada em 6.400 kg/ha. A colheita foi retomada e ultrapassou 80% da área cultivada. A qualidade dos grãos permanece adequada.
Nas de Erechim e Passo Fundo, a colheita foi finalizada. Na Frederico Westphalen, a colheita alcançou 98%.
Na de Ijuí, a colheita está próxima de ser finalizada. A redução do preço de mercado do milho traz preocupação aos produtores da região. O baixo preço está desestimulando a ampliação ou, até mesmo, a manutenção da projeção de cultivo para a próxima safra, o que poderá prejudicar toda a cadeia produtiva do cereal.
Na de Pelotas, a colheita foi retomada, mas deverá seguir em ritmo lento, uma vez que as máquinas, caminhões e unidades de secagem e armazenamento de grãos ainda estão em uso prioritário para a colheita da soja. Estão em enchimento de grãos 27% das lavouras; em maturação são 29%; e 44% já foram colhidas.
Na de Santa Rosa, a colheita evoluiu lentamente para 90% da área de cultivo à espera da finalização de ciclo das lavouras remanescentes, as quais estão 7% em enchimento e 3% em maturação. A recorrência das chuvas tem suprido a necessidade de água das lavouras implantadas tardiamente.
Na de Soledade, as lavouras com implantação tardia seguem em estado satisfatório. A radiação solar e a umidade dos solos foram adequadas, contudo a soma térmica foi pouco expressiva, o que poderá diminuir o desenvolvimento das plantas. A colheita foi efetuada em 75% dos cultivos, e as fases predominantes nas lavouras são enchimento de grãos (16%) e maturação fisiológica (8%).
Comercialização (saca de 60 quilos)
De acordo com o levantamento semanal de preços realizado pela Emater/RS-Ascar no Estado, a cotação média do milho apresentou redução de -3,98%, passando de R$ 61,75 para R$ 59,29.
Fonte: Informativo Conjuntural n° 1763 – Emater/RS