A Embrapa Agroenergia, uma das 43 unidades de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, localizada em Brasília (DF), assinou nos meses de março e abril três novos Acordos de Cooperação Técnica para a cocriação de tecnologias para a produção de insumos biológicos promotores do crescimento vegetal. Os contratos foram assinados com as empresas Dendê do Pará S.A (Denpasa) e Agroindústria e Pecuária Vita Amazon Ltda. (Vita Amazon), ambas com sede no Pará, com a Multitécnica Industrial Ltda. (Multitécnica), localizada em Sete Lagoas (MG), e com a Dimiagro Fertilizantes, com sede em Formosa (GO).
O primeiro acordo foi assinado com a empresa Denpasa, para cocriação de insumo biológico que possa substituir o NPK mineral no mercado brasileiro, escopo do projeto NPK-MicroBio, liderado pelo pesquisador Félix Siqueira e financiado com recursos da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).
Para elaborar o produto, Siqueira e equipe vão analisar biomassas residuais da agroindústria do dendê (Palma de Óleo), enriquecendo-as com minerais e fazendo a sua fermentação com fungos filamentosos e bactérias promotoras do crescimento vegetal.
O segundo acordo foi firmado com as empresas Vita Amazon e Multitécnica. Neste caso, os insumos biológicos para a nutrição de plantas serão obtidos a partir de resíduos agroindustriais provenientes das cadeias do açaí e da avicultura, pré-tratados com diferentes processos combinados.
A liderança dessa pesquisa também é do pesquisador da Embrapa Agroenergia Félix Siqueira e conta com o apoio financeiro da Embrapii e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
O último acordo foi assinado com a Dimiagro Comércio de Fertilizantes e é relacionado ao projeto “Biofertilizantes para aumentar a produtividade da soja”, também conhecido como Projeto Biofert. Liderado pelo pesquisador César Miranda, o contrato prevê a entrega de insumos biológicos para a promoção do crescimento vegetal. O projeto foi financiado com o apoio da Embrapii.
Fonte: Embrapa Agroenergia