InícioDestaqueEmbrapa Meio Ambiente leva debate sobre sustentabilidade à indústria de fertilizantes em...

Embrapa Meio Ambiente leva debate sobre sustentabilidade à indústria de fertilizantes em Minas Gerais

No dia 27 de março, a pesquisadora Marília Folegatti e a analista Anna Pighinelli, da Embrapa Meio Ambiente, palestraram para funcionários e convidados da Yoorin Fertilizantes durante o Yoorin Days, uma convenção que acontece de 26 a 28 de março em Poços de Caldas, MG.

A Yoorin informou que acompanha de perto a evolução dos manejos sustentáveis e sua influência na agricultura do futuro. Do mesmo modo, reconhecem que as reduções na liberação de Gases de Efeito Estufa (GEE) e o mercado de serviços ambientais estão consolidados no setor agro. Nesse contexto, segundo a empresa, o Yoorin Days representa uma oportunidade para a atualização dos profissionais de setores como marketing, vendas e agronônomico quando a questões ligadas à sustentabilidade.

As especialistas da Embrapa abordaram particularidades do mercado de carbono e sua relevância para o futuro da agricultura e da sociedade, assim como as tendências para o agronegócio relacionadas ao conceito de sustentabilidade. Foram discutidos aspectos como a contabilidade de carbono no cenário do inventário nacional, GHG P organizacional e Análise de Ciclo de Vida/pegada de carbono.

No mesmo evento, Ieda de Carvalho Mendes, pesquisadora da Embrapa Cerrados (Brasília DF), apresentou o BioAs, tecnologia que agrega o componente biológico enzimático às análises de rotina de solos, como uma evolução na compreensão do solo no Brasil.

João Rafael Portella, gerente agronômico da Yoorin, destacou a essencialidade de mudanças de atitude em relação à emissão de GEE, especialmente diante dos desafios globais, como as mudanças climáticas. Portella enfatizou que a agropecuária brasileira deve assumir um papel de liderança nesse contexto, dada sua importância na produção de alimentos.

 Ele ressaltou ainda que a Yoorin, devido à sua experiência na produção de fertilizantes eficientes, compreende a necessidade de apoiar e promover práticas agrícolas mais sustentáveis. Conforme Portella, a sustentabilidade foi o tema central da convenção de vendas da empresa em 2024, e, segundo ele, o conhecimento das palestrantes da Embrapa foi fundamental para a equipe comercial e técnica da Yoorin em relação a esses temas cruciais.

“Estamos gratos pelas palestras e ficamos impressionados com o conhecimento das palestrantes, que realmente apresentaram uma visão muito clara da necessidade de estudos constantes, relacionados ao sequestro de carbono e à redução dos GEE’s”, disse ele.

Marília Folegatti destacou a influência do perfil ambiental dos insumos agrícolas, especialmente dos fertilizantes, na pegada de carbono dos produtos agrícolas. Nesse sentido, salientou a importância de se utilizar tecnologias adequadas para garantir resultados que reflitam a realidade brasileira. “A Yoorin demonstra consciência dessa questão e pretende contribuir para a geração de dados qualificados para estudos de Avaliação de Ciclo de Vida e comunicação ambiental”, destacou a pesquisadora.

É muito interessante esse movimento das empresas de insumos agrícolas em buscar conhecimento sobre a RenovaCalc e outras ferramentas de contabilidade de carbono”, destacou a analista Anna  Pighinelli.

Na ocasião, Anna apresentou também um resultado do estudo do pesquisador associado Lucas Pereira, relativo ao uso do biocarvão como uma opção de emissão negativa na RenovaCalc, ferramenta que contabiliza a intensidade de carbono da produção. De acordo com Anna, o emprego de biocarvão nas áreas agrícolas está se mostrando muito promissor e motivou várias perguntas por parte da equipe técnica da empresa.

Autor/Fonte: Marcos Vicente –Embrapa Meio ambiente



FONTE

Autor:Marcos Vicente - Embrapa Meio ambiente

Site: Embrapa

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares