Cultivares em grãos, forragens e hortaliças, manejo de solo e bioinsumos são os grandes temas apresentados pela Embrapa na Expodireto Cotrijal, que acontece de 4 à 8 de março, em Não-Me-Toque, RS. Serão mais de 60 tecnologias desenvolvidas por oito unidades da empresa.

Inovação que alimenta e move o Brasil” é o tema da Embrapa na Expodireto. Segundo o Chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Trigo, Giovani Faé, a Embrapa participa da feira desde a primeira edição: “São 24 anos levando conhecimentos da pesquisa ao produtor, num canal direto oportunizado pela feira. Ao longo dos anos, cresceu o número de tecnologias apresentadas, bem como o número de profissionais envolvidos, trazendo para a feira especialistas de diversas unidades da Embrapa espalhadas pelo Brasil”, Segundo Faé, além da diversidade de tecnologias, a participação na Expodireto busca difundir conceitos relacionados à sustentabilidade na agropecuária, com conservação ambiental e geração de renda. “Este é o foco da participação da Embrapa neste ano, com tecnologias que sustentam o tripé econômico-social-ambiental. Estarão na vitrine diversas opções de cultivares de feijão, soja, milho, sorgo, trigo, triticale, cevada, milheto, aveia, trevo, capim sudão, cornichão, azevém, braquiária, panicum e batata doce. Vamos apresentar também dinâmicas para armazenar água no solo, além de reforçar nosso compromisso com a Operação 365, com alternativas para cobrir o solo os 365 dias do ano. Ainda, os profissionais da Embrapa vão ajudar o produtor e a assistência técnica no planejamento forrageiro, controle de invasoras nas pastagens, controle de cigarrinha no milho e uso de bioinsumos. Serão cinco dias de muita troca de conhecimentos”, conclui Giovani Faé.

A Embrapa participa da Expodireto Cotrijal 2024 com, aproximadamente, 30 profissionais de oito unidades da empresa: Arroz e Feijão (Santo Antônio da Goiás, GO), Clima Temperado (Pelotas, RS), Gado de Corte (Campo Grande, MS), Gado de Leite (Juiz de Fora, MG), Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG), Pecuária Sul (Bagé, RS), Soja (Londrina, PR) e Trigo (Passo Fundo, RS).

Destaques na Vitrine de Tecnologias

Na soja, estarão a campo oito cultivares com tecnologia RR, IPRO e XTD. A novidade é a BRS 1056IPRO, último lançamento da Embrapa Soja e Fundação Meridional, que alia produtividade e sanidade, com resistência à podridão parda da haste e à podridão radicular de Phytophthora.

Para o inverno, o destaque é a cevada forrageira ultraprecoce BRS Entressafras (BRS CVA118), desenvolvida para cobrir o vazio outonal após a colheita da soja na Região Sul. Outra novidade é o trigo BRS TR271 com ciclo precoce, que apresenta tolerância ao acamamento, resistência às principais doenças da cultura e características de qualidade tecnológica desejadas pela indústria de panificação.

No controle de pragas no milho, como alternativas apresentadas na feira estão cultivares de milheto e de sorgo, que não são afetados pela cigarrinha, podendo ser utilizados como estratégias de produção e rotação. A Embrapa Milho e Sorgo vai mostrar na feira cinco cultivares de sorgo (forragem ou grão), uma de milheto e uma de milho verde.

Para a recuperação de pastagens degradadas, a Embrapa Pecuária Sul, em parceria com a Grazmec, leva à Expodireto o aplicador seletivo de herbicidas “Campo Limpo” que controla de forma seletiva gramíneas indesejáveis como o capim-annoni e o capim-navalha, além de plantas tóxicas de folha larga como a maria-mole/flor-das-almas e mio-mio.

Sucesso sempre garantido na feira, são as batatas-doce apresentadas pela Embrapa Clima Temperado. Nesta edição, o visitante poderá conferir o conjunto de batatas-doce coloridas e biofortificadas com a apresentação das cultivares de polpa alaranjada CIP BRS Nuti e BRS Amélia, e de polpa roxa BRS Cotinga e BRS Anembé.

O Brasil ocupa lugar de destaque no cenário mundial como um dos maiores produtores de feijão-comum, importante fonte de proteína na dieta alimentar da população brasileira. Durante a Expodireto, a Embrapa Arroz e Feijão vai apresentar seis cultivares de feijão. A novidade é a cultivar de feijão carioca BRS FC414, que possui qualidade comercial, industrial e culinária, com ampla capacidade de adaptação às diferentes épocas de semeadura do Brasil.

Em exposição também a semeadora e adubadora MS-CR desenvolvida pela IKEDA em parceria com a Embrapa, que faz a distribuição à lanço de sementes, fertilizantes e corretivos de solo.

Fóruns

A Embrapa participa na promoção do 8° Fórum Estadual de Conservação do Solo e da Água, no dia 5; e do 19° Fórum Estadual do Leite, no dia 6.

Fonte: Embrapa

Autor: Joseani M. Antunes (MTb 9693/RS)- Embrapa Trigo

Confira a publicação original, clicando aqui.



 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.