O Encontro Nacional dos Produtores de Calcário Agrícola (Enacal) reforçou a necessidade de correção da acidez do solo no Brasil. “O calcário representa uma parceria em que todos ganham”, disse o presidente da Abracal, João Bellato Júnior, na abertura do evento.
Curitiba sediou os debates do Enacal em 2024. Entre os dias 27 e 29 de novembro, empresários, produtores rurais e especialistas puderam avaliar as principais práticas que impactam a fertilidade dos solos tropicais, como os do Brasil. Também avaliaram ações de gestão nas empresas e as perspectivas do cenário mundial para o agronegócio brasileiro.
Bellato apresentou um dado importante em sua fala, na abertura do evento. A defasagem no consumo de calcário no Brasil equivale a 4 meses de produção da indústria nacional do insumo.
Segundo ele, as mais de 300 produtoras de calcário no país estão aptas a alavancar o consumo, sem necessidade de novos investimentos. O presidente da Abracal avalia que a utilização do parque industrial já existente na geração de insumos será importante diante de desafios nacional no campo, como o estresse hídrico.
Veja o posicionamento de Bellato aqui, na seção “Palavra do Presidente”.
Já o presidente do Sindicato das Indústrias de Calcário do Paraná (Sindemcap), Diego Mocelin, reforçou a disposição dos empresários do Paraná em atuar na evolução do consumo.
Segundo Mocelin, o consumo por hectare ainda está baixo no estado, e as ações do sindicato estadual têm buscado trazer trabalhos de pesquisadores que mostram os benefícios da correção da acidez na rentabilidade dos produtores rurais.
Empresário do setor de calcário, o vice-presidente da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), Cláudio Grochowicz, também reforçou a necessidade do fortalecimento da indústria no país. No ato de abertura, Grochowicz representou o presidente da FIEP, Edson Vasconcelos.
Em 2025, no Rio Grande do Sul
Uma das atividades da Diretoria da Abracal em Curitiba foi a avaliação das atividades desenvolvidas nos últimos meses. Em assembleia, os diretores definiram que o Enacal de 2025 será realizado no Rio Grande do Sul.
O encontro ocorre anualmente em um estado diferente.
Vídeos resumirão as palestras
O conteúdo das palestras do Enacal de Curitiba foi bastante elogiado pelo público presente. Quase 300 pessoas acompanharam as apresentações.
Também chamou a atenção a movimentação no espaço dos patrocinadores do evento, com reuniões sobre produtos e serviços voltados aos produtores de calcário agrícola. Novos negócios foram fechados, o que deve trazer inovação ao segmento.
A convite do site da Abracal, os palestrantes deram depoimento citando as principais tendências dos temas abordados. Os vídeos serão postados nos próximos dias.
Fonte: Abracal.