InícioDestaqueEncarquilhamento da soja: O que vem sendo feito para solucionar o problema?

Encarquilhamento da soja: O que vem sendo feito para solucionar o problema?

Embora ainda não haja consenso nem embasamento científico para a definição das possíveis causas do encarquilhamento de folhas da soja observado em algumas regiões de cultivo, tem-se buscado a resolução desse problema ocorrente em certas regiões de cultivo da soja.

Leia +: Encarquilhamento da soja – virose, desequilíbrio nutricional, frio?

Ainda que não haja embasamento científico para a definição desse fenômeno, técnicos e agricultores tem observado algumas condições que favorecem a ocorrência do encarquilhamento da soja. Em vídeo, o Professor Marcelo Madalosso comenta que dentre as condições observadas que favorecem o desenvolvimento desse fenômeno, podemos destacar áreas onde a soja foi cultivada após a presença de gado no período do inverno (pastejo), área de primeiro ano de cultivo e poucas safras (lavouras novas), área com pH baixo (ácido), deficiência de manganês entre outros…

Infelizmente ainda não há recomendações técnicas para sanar o problema. Contudo, a nível de lavoura, Madalosso destaca que algumas práticas vêm sendo adotadas, a fim de tentar minimizar os efeitos do encarquilhamento da soja “destravando a soja”, ou seja, fornecendo melhores condições para que a planta se recupere dessa “injuria”, podendo as novas folhas se formarem sem o encarquilhamento.



Dentre essas práticas Madalosso destaca: aplicação de calcário, subsolagem do solo, aplicação de Cobalto (Co) e Molibdênio (Mo), aplicação de aminoácidos via foliar, entre outros. Entretanto, cabe destacar que segundo Madalosso essas práticas podem não solucionar efetivamente o problema, podendo áreas que realizaram essas práticas não haver obtido êxito na solução do encarquilhamento.

Assim como as possíveis causas citadas anteriormente, o fator genético (cultivar) não é desconsiderado, sendo que em algumas cultivares, tem-se notado maior sensibilidade e/ou predisposição ao encarquilhamento.

Ainda que algumas medidas venham sendo tomadas a fim de reduzir o encarquilhamento da soja, cabe destacar que ainda não há recomendações técnicas nem científicas para tratar o problema, sendo assim, fica enfatizado que algumas das práticas utilizadas a nível de campo para sanar o problema podem ou não ser eficientes. Deve-se levar em consideração que cada lavoura apresenta uma condição diferente de cultivo, sendo assim, o manejo utilizado para uma pode não servir para outra.

Confira o vídeo abaixo com as contribuições do Professor Marcelo Madalosso.


Se inscreva agora no Canal do Madalosso clicando aqui!!!


Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares