Em meio a tatas moléstias sofridas pela soja, seja pela incidência de pragas ou doenças, o encarquilhamento da soja chama atenção por ainda não haver consenso quando a sua causa.

Em vídeo Marcelo Madalosso explica que essa característica é visualizada normalmente no início do período vegetativo da soja, em torno de V4, entretanto, em condições mais severas, pode-se entender durante o ciclo de desenvolvimento da cultura, causando além do encarquilhamento dos folíolos, o encurtamento dos entrenós da soja.



Figura 1. A- planta de soja em início do desenvolvimento com folhas encarquilhadas/ enrugadas; B – planta de soja com maior severidade de encarquilhamento de folhas.

Adaptado: Marcelo Gripa Madalosso – Madalosso Pesquisas

Marcelo explica que em algumas situações a planta consegue se recuperar produzindo bem, em outras nem tanto. Dentre as possíveis causas da ocorrência desse fenômeno, em virtude de suas características, (geralmente ocorre em manchas na lavoura), possivelmente não seja algo relacionado ao desequilíbrio nutricional de nutrientes como Manganês (Mn), Zinco (Zn), e Boro (B). Da mesma forma, possivelmente o encarquilhamento das folhas de soja não seja consequência do ataque de pragas como nematóides, tripes e ácaros.

Outras possíveis causas seriam a resposta das plantas ao frio e derivas de agrotóxicos como o 2,4-D, entretanto como o encarquilhamento em alguns casos se estende pelo ciclo de desenvolvimento da cultura, assim como é visto em manchas na lavoura (reboleiras), possivelmente essas não sejam as prováveis causas. O fator genético, ligado a cultivar, pode ser uma provável causa, entretanto, esta hipótese ainda não está confirmada.


Veja também: Danos ocasionados pela ferrugem-asiática podem representar 9 kg/ha a cada 1% de incidência foliolar


O que se sabe até então, é que não há consenso, nem amparo científico para a definição da causa do encarquilhamento de folhas da soja, tão pouco quanto ao impacto desse fenômeno, sendo assim, são necessários maiores estudos técnicos e científicos para descobrir a possível causa do encarquilhamento da soja.

Confira o vídeo abaixo com as contribuições do Professor Marcelo Madalosso.

 

Se inscreva agora no Canal do Madalosso clicando aqui!!!

Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube

 

1 COMMENT

  1. Olá…plantei soja ano passado, e em uma área que era eucalipto tive essa problema. Quase não deu soja.
    Mas esse ano voltei a plantar a mesma variedade e na mesma área e a incidência já foi bem menor.
    Tive problema em uma área que era campo e é primeiro ano soja….me disseram que poderia ser deficien ia de enxofre. Mas não fiz tratamento nenhum por ser brasileiras pequenas

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.