Talvez um dos macronutrientes mais negligenciados na agricultura, o Enxofre (S) nem sempre teve sua relação com a produtividade da soja devidamente explorada. Na planta, o enxofre é considerado um nutriente que faz parte de compostos de carbono, sendo componente de cisteina, cistina, metionina, constituinte de ácido lipoico, coenzima A, tiamina pirofosfato, glutationa, biotina, 5´-adenilil-sulfato e 3´-fosfoadenosina (Taiz et al., 2017).

Para produtividades médias de 3t.ha-1 de soja, são extraídos cerca de 46 kg.ha-1 de enxofre e exportados cerca de 16 kg.ha-1, embora sejam valores significativos, a utilização de fertilizantes como o superfosfato simples para a fertilização do solo com fósforo, foi capaz de suprir por muito tempo as quantidades necessárias de enxofre para boas produtividades de soja. Isso, porque o superfosfato simples é uma das fontes de enxofre, entretanto, com a utilização de fertilizantes mais concentrada para a adubação fosfatada, solos pobres em enxofre passaram a não dispor de quantidades necessárias do nutriente para boas produtividades de soja, passando o enxofre a ser fator limitante da produtividade (Gitti; Roscoe; Rizzato., 2018).



Normalmente, devido a características de mobilidade do nutriente na planta, os sintomas da deficiência de enxofre são visualizados nas folhas jovens. Os sintomas típicos incluem a clorose das folhas jovens (IPNI), podendo ocorrer descoloração e necrose das bordas das folhas em casos mais severos de deficiência (Yara).

Figura 1. Sintomas típicos de deficiência de enxofre na cultura da soja.

Fonte: Yara

Grande parte do enxofre no solo encontra-se geralmente na sua matéria-orgânica e resíduos culturais, estando em forma orgânica, ou seja, só passa a estar disponível para as plantas após convertido em sulfato solúvel (IPNI). Sendo assim, solos com baixos teores de matéria-orgânica ou poucos resíduos culturais apresentam maior pré-disposição a ocorrência de deficiência de enxofre caso não realizada a adubação com o nutriente.

Dentre as fontes de enxofre mais utilizadas na agricultura, podemos destacar os Sulfatos, gesso agrícola, o superfosfato simples, o superfosfato triplo e o enxofre elementar. Entretanto, cabe destacar que o enxofre elementar não é uma fonte prontamente disponível para as plantas, sendo necessário ser oxidado a sulfato (Pauletti).

Figura 2. Principais fontes de enxofre.

Fonte: Pauletti

Estudos comprovam que o gesso agrícola além de ser uma excelente fonte de enxofre, pode ser utilizado para “construção do perfil do solo”, sendo capaz de promover o maior aprofundamento de raízes em alguns casos.


Veja também: Gesso agrícola e seu uso


Cabe destacar que assim como os demais nutrientes do solo, a disponibilidade de enxofre para as plantas está relacionada ao pH do solo, seguindo a mesma tendência do Nitrogênio e Boro, onde a maior disponibilidade do nutriente é encontrada entre pH 6 – 7.

Um macronutriente essencial para o crescimento e desenvolvimento da soja, o enxofre não apresenta manejo dificultoso, especialmente por ser requerido em pequenas quantidades em comparação aos demais macronutrientes. Bons níveis de resíduos culturais, possibilitando boa matéria-orgânica do solo, assim como a utilização de fertilizantes fosfatados que possuem enxofre em sua composição, podem ser suficientes para a adequado fornecimento do nutriente para as plantas. Entretanto, para um visando ideal aporte nutricional, recomenda-se a realizada da análise química da fertilidade do solo, a fim de obter os reais níveis do nutriente no solo, interferindo de forma técnica quando necessário.

Referências:

GITTI, D. C.; ROSCOE, R.; RIZZATO, L. A. MANEJO E FERTILIDADE DO SOLO PARA A CULTURA DA SOJA. Fundação MS, Tecnologia e Produção: Soja 2017/2018, 2018. Disponível em: < https://www.fundacaoms.org.br/base/www/fundacaoms.org.br/media/attachments/299/299/5bf01cb30ac6d775cb98755cfc5ae770491d2c5959247_01-manejo-e-fertilidade-do-solo-para-a-cultura-da-soja-somente-leitura.pdf >, acesso em: 25/03/2021.

IPNI. NUTRI-FATOS: INFORMAÇÃO AGRONÔMICA SOBRE NUTRIENTES PARA AS PLANTAS, ENXOFRE. Disponível em: < http://www.ipni.net/publication/nutrifacts-brasil.nsf/0/493B703CAD4816D38325818600436380/$FILE/NutriFacts-BRASIL-4.pdf >, acesso em: 25/03/2021.

PAULETTI, V. ENXOFRE: NUTRIÇÃO MINERAL DE PLANTAS. UFPR. Disponível em: < https://docs.ufpr.br/~nutricaodeplantas/enxofre13.pdf >, acesso em: 25/03/2021.

TAIZ, L. et al. FISIOLOGIA E DESENVOLVIMENTO VEGETAL. Ed. 6, Porto Alegre, 2017.

YARA KNOWLEDGE GROWS. SOLUÇÕES PARA CULTURAS: DEFICIÊNCIA DE ENXOFRE – SOFA. Disponível em: < https://www.yarabrasil.com.br/nutricao-de-plantas/soja/deficiencias-soybean/deficiencia-de-enxofre-soybean/ >, acesso em: 25/03/2021.

Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.