Talvez um dos macronutrientes mais negligenciados na agricultura, o Enxofre (S) nem sempre teve sua relação com a produtividade da soja devidamente explorada. Na planta, o enxofre é considerado um nutriente que faz parte de compostos de carbono, sendo componente de cisteina, cistina, metionina, constituinte de ácido lipoico, coenzima A, tiamina pirofosfato, glutationa, biotina, 5´-adenilil-sulfato e 3´-fosfoadenosina (Taiz et al., 2017).
Para produtividades médias de 3t.ha-1 de soja, são extraídos cerca de 46 kg.ha-1 de enxofre e exportados cerca de 16 kg.ha-1, embora sejam valores significativos, a utilização de fertilizantes como o superfosfato simples para a fertilização do solo com fósforo, foi capaz de suprir por muito tempo as quantidades necessárias de enxofre para boas produtividades de soja. Isso, porque o superfosfato simples é uma das fontes de enxofre, entretanto, com a utilização de fertilizantes mais concentrada para a adubação fosfatada, solos pobres em enxofre passaram a não dispor de quantidades necessárias do nutriente para boas produtividades de soja, passando o enxofre a ser fator limitante da produtividade (Gitti; Roscoe; Rizzato., 2018).
Normalmente, devido a características de mobilidade do nutriente na planta, os sintomas da deficiência de enxofre são visualizados nas folhas jovens. Os sintomas típicos incluem a clorose das folhas jovens (IPNI), podendo ocorrer descoloração e necrose das bordas das folhas em casos mais severos de deficiência (Yara).
Figura 1. Sintomas típicos de deficiência de enxofre na cultura da soja.
Grande parte do enxofre no solo encontra-se geralmente na sua matéria-orgânica e resíduos culturais, estando em forma orgânica, ou seja, só passa a estar disponível para as plantas após convertido em sulfato solúvel (IPNI). Sendo assim, solos com baixos teores de matéria-orgânica ou poucos resíduos culturais apresentam maior pré-disposição a ocorrência de deficiência de enxofre caso não realizada a adubação com o nutriente.
Dentre as fontes de enxofre mais utilizadas na agricultura, podemos destacar os Sulfatos, gesso agrícola, o superfosfato simples, o superfosfato triplo e o enxofre elementar. Entretanto, cabe destacar que o enxofre elementar não é uma fonte prontamente disponível para as plantas, sendo necessário ser oxidado a sulfato (Pauletti).
Figura 2. Principais fontes de enxofre.
Estudos comprovam que o gesso agrícola além de ser uma excelente fonte de enxofre, pode ser utilizado para “construção do perfil do solo”, sendo capaz de promover o maior aprofundamento de raízes em alguns casos.
Veja também: Gesso agrícola e seu uso
Cabe destacar que assim como os demais nutrientes do solo, a disponibilidade de enxofre para as plantas está relacionada ao pH do solo, seguindo a mesma tendência do Nitrogênio e Boro, onde a maior disponibilidade do nutriente é encontrada entre pH 6 – 7.
Um macronutriente essencial para o crescimento e desenvolvimento da soja, o enxofre não apresenta manejo dificultoso, especialmente por ser requerido em pequenas quantidades em comparação aos demais macronutrientes. Bons níveis de resíduos culturais, possibilitando boa matéria-orgânica do solo, assim como a utilização de fertilizantes fosfatados que possuem enxofre em sua composição, podem ser suficientes para a adequado fornecimento do nutriente para as plantas. Entretanto, para um visando ideal aporte nutricional, recomenda-se a realizada da análise química da fertilidade do solo, a fim de obter os reais níveis do nutriente no solo, interferindo de forma técnica quando necessário.
Referências:
GITTI, D. C.; ROSCOE, R.; RIZZATO, L. A. MANEJO E FERTILIDADE DO SOLO PARA A CULTURA DA SOJA. Fundação MS, Tecnologia e Produção: Soja 2017/2018, 2018. Disponível em: < https://www.fundacaoms.org.br/base/www/fundacaoms.org.br/media/attachments/299/299/5bf01cb30ac6d775cb98755cfc5ae770491d2c5959247_01-manejo-e-fertilidade-do-solo-para-a-cultura-da-soja-somente-leitura.pdf >, acesso em: 25/03/2021.
IPNI. NUTRI-FATOS: INFORMAÇÃO AGRONÔMICA SOBRE NUTRIENTES PARA AS PLANTAS, ENXOFRE. Disponível em: < http://www.ipni.net/publication/nutrifacts-brasil.nsf/0/493B703CAD4816D38325818600436380/$FILE/NutriFacts-BRASIL-4.pdf >, acesso em: 25/03/2021.
PAULETTI, V. ENXOFRE: NUTRIÇÃO MINERAL DE PLANTAS. UFPR. Disponível em: < https://docs.ufpr.br/~nutricaodeplantas/enxofre13.pdf >, acesso em: 25/03/2021.
TAIZ, L. et al. FISIOLOGIA E DESENVOLVIMENTO VEGETAL. Ed. 6, Porto Alegre, 2017.
YARA KNOWLEDGE GROWS. SOLUÇÕES PARA CULTURAS: DEFICIÊNCIA DE ENXOFRE – SOFA. Disponível em: < https://www.yarabrasil.com.br/nutricao-de-plantas/soja/deficiencias-soybean/deficiencia-de-enxofre-soybean/ >, acesso em: 25/03/2021.
Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (Site, Facebook, Instagram, Linkedin, Canal no YouTube)