Embora muitas vezes negligenciado, o Enxofre (S), é um dos macronutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento vegetal. Em média, são extraídos cerca de 9 kg por tonelada de grãos de soja (Tabela 1), e a deficiência de enxofre pode resultar em limitação da produtividade da cultura.

Sua função na planta se assemelha a função do nitrogênio, contudo ele está presente em menores quantidades nas plantas. O Enxofre tem relação com as reações de oxidação-redução, além de ser constituinte de aminoácidos e coenzimas (Rezende et al., 2009).

Tabela 1. Extração e Exportação de nutrientes pela cultura da soja.

Fonte: Martins (2019)

Ainda que requerido em menores quantidades em comparação ao Nitrogênio por exemplo, em razão da sua função estrutural, o Enxofre é necessário para a obtenção de altas produtividades de soja (Sfredo & Lantmann, 2007). No solo, a dinâmica do Enxofre está muito relacionada com a matéria orgânica do solo. Por volta de 90% do S nos solos encontram se em formas orgânicas (Gitti; Roscoe; Rizzato, 2019).



Como sintomas típicos de deficiência de enxofre, tem-se a clorose de folhas superiores, podendo ocorrer descoloração e necrose ao longo dos bordos das folhas (Figura 1). Embora ainda se tenha certa carência para a definição dos teores críticos de Enxofre para culturas como a soja, existem algumas recomendações na literatura que auxiliam na definição das doses de enxofre a serem aplicadas visando suprir as exigências da cultura.

Figura 1. Sintomas típicos de deficiência de Enxofre (S) em soja.

Fonte: YARA

Normalmente a necessidade de Enxofre é determinada pelos resultados obtidos na análise química da fertilidade do solo, levando em consideração as camadas de 0 – 20 cm e de 20 – 40 cm. Com base nas recomendações técnicas, a interpretação é feita em função dos teores nas duas camadas amostradas e dos teores médios de argila.

Tabela 2. Interpretação dos teores de enxofre no solo (mg.dm-3), em função da profundidade de amostragem e teor de argila (Gitti; Roscoe; Rizzat, 2019).

1M – Manutenção de S (Soja: 5,2 kg de S por tonelada de grãos, Milho: 1,1 kg ha -1 por tonelada de grãos) Fonte: Embrapa (2013), Apud. Gitti; Roscoe; Rizzato (2019)

Tradicionalmente uma das fontes de Enxofre mais utilizadas na agricultura é o sulfato de amônio, contudo é possível encontrar outras fontes a exemplo do gesso agrícola, o qual também é empregado como condicionador de solo. A fonte de Enxofre pode variar de acordo com a região e disponibilidade de insumos, sendo necessário adequar a quantidade ofertada ao sistema de produção, com base na quantidade de enxofre presente no fertilizante.

Tabela 3. Principais fontes para o fornecimento de enxofre.

Fonte: Vitti; Otto; Savieto (2015)

Fontes alternativas como Fosfosulfato de amônio, vinhaça (14 a 20% e 0,13% de S respectivamente), também podem ser empregadas, assim como outras fontes de enxofre, desde que seguidas as orientações técnicas para a cultura. Além da quantidade de Enxofre ofertada, é fundamental atentar para o pH do solo. Assim como para os demais nutrientes, a disponibilidade de Enxofre para as plantas varia em função do pH do solo, apresentado maior disponibilidade em pH variando entre 6 e 7.


Veja mais: Existe relação entre enxofre e nitrogênio?


Referências:

GITTI, D. C.; ROSCOE, R.; RIZZATO, L. A. MANEJO E FERTILIDADE DO SOLO PARA A CULTURA DA SOJA. Fundação MS, Tecnologia e Produção: Soja 2018/2019, 2019. Disponível em: < https://www.fundacaoms.org.br/base/www/fundacaoms.org.br/media/attachments/338/338/5e39725d5b9c36cc83636d9750d0cf5eee0b383ec2a46_01.-manejo-e-fertilidade-do-solo-para-a-cultura-da-soja.pdf >, acesso em: 14/10/2021.

IPNI. NUTRI FATOS: INFORMAÇÃO AGRONÔMICA SOBRE NUTRIENTES PARA AS PLANTAS, n. 4. Disponível em: < http://www.ipni.net/publication/nutrifacts-brasil.nsf/0/493B703CAD4816D38325818600436380/$FILE/NutriFacts-BRASIL-4.pdf >, acesso em: 14/10/2021.

MARTINS, G. TABELA DE EXTRAÇÃO E EXPORTAÇÃO DOS NUTRIENTES NA CULTURA DA SOJA. Nutrição de Safras, 2019. Disponível em: < https://nutricaodesafras.com.br/tabela-de-extracao-e-exportacao-dos-nutrientes-na-cultura-do-soja/ >, acesso em: 19/10/2021.

REZENDE, P. M. et. al. ENXOFRE APLICADO VIA FOLIAR NA CULTURA DA SOJA (Glycine max (L.) Merrill). Ciênc. agrotec., Lavras, v. 33, n. 5, p. 1255-1259, set./out., 2009. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/cagro/a/YCRgXnyMQ4HVX9BtDbJYVNq/?lang=pt >, acesso em: 14/10/2021.

SFREDO, G. J.; LANTMANN, A. F. ENXOFRE: NUTRIENTE NECESSÁRIO PARA MAIORES RENDIMENTOS DE SOJA. Embrapa, Circular Técnica, n. 53, 2007. Disponível em: < https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/470730/1/2007CircularTecnica.n.53.Enxofre21x28OK.pdf >, acesso em: 14/10/2021.

VITTI, G. C.; OTTO, R.; SAVIETO, J. MANEJO DO ENXOFRE NA AGRICULTURA. IPNI, Informações Agronômicas, n. 152, 2015. Disponível em: < http://www.ipni.net/PUBLICATION/IA-BRASIL.NSF/0/871A1FBA4FE913DC83257F31004B6371/$FILE/Page1-14-152.pdf >, acesso em: 14/10/2021.

YARA. SOLUÇÕES PARA CULTURAS: DEFICIÊNCIA DE ENXOFRE – SOJA. Disponível em: < https://www.yarabrasil.com.br/nutricao-de-plantas/soja/deficiencias-soybean/deficiencia-de-enxofre-soybean/ >, acesso em: 14/10/2021.

Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (Site, Facebook, Instagram, Linkedin, Canal no YouTube) 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.