Você já ouviu falar em Holding e proteção patrimonial? Apesar de estar ficando conhecida apenas recentemente, a Holding surgiu no Brasil em 1976, com a criação da Lei n° 6.404/76 – Lei das Sociedades Anônimas (ou Lei das S.A), e, atualmente, segundo informações da Receita Federal, há mais de 1000 Holdings no país. O termo vem do inglês to hold, cujo significado é segurar, manter e controlar. “Desta maneira podemos entender que uma Holding existe para proteger os bens familiares a partir da criação de uma empresa com objetivos e metas pré-estabelecidos pelo patriarca e matriarca, proprietário dos bens que antecipa a herança dos seus herdeiros e transfere à Holding seus bens e direitos, e desta maneira protege o legado de sua família e diminui consideravelmente a quantidade de impostos.” É o que explica Maria Yovana Jede, sócia-proprietária da Proteja Seus Bens, empresa especializada na abertura de Holdings em Sorriso, MT.

A Holding Familiar é a empresa criada para administrar os bens da família, ou seja, o patrimônio da família passa a fazer parte da empresa tornando os herdeiros sócios e evitando assim os altíssimos impostos da tributação sucessória, já a Holding Empresarial é feita para controlar um conjunto de empresas, na qual uma empresa e seus diretores controlam ou exercem influência em outras empresas (as chamadas empresas subsidiárias).

Proteção de imóveis e produção agrícola

Uma demanda atual no escritório da especialista Yovana, da Proteja Seus Bens em Sorriso, MT, está diretamente relacionada ao crescimento imobiliário do município. Durante muito tempo foi comum que as pessoas com muitos imóveis mantivessem tudo na pessoa física, algumas vezes até mesmo sem declarar todos os seus recebimentos, mas isso traz sérios problemas com a Receita Federal, por isso a postura desses proprietários vem mudando: Proprietários de loteamentos e prédios novos, ou em construção, estão procurando alternativas para proteger seus bens e diminuir a carga tributária de maneira legal. “Estamos em um momento de expansão muito grande em Sorriso, estou tendo muita procura pelos proprietários para regularizar estes imóveis de uma maneira que eles declarem, porém pagando um imposto reduzido e a Holding é uma opção viável.” Esclarece.

A Holding tanto facilita a vida de quem está na cidade quanto do produtor rural, uma vez que, ao declarar corretamente a produção de soja, o agricultor tem seu Imposto de Renda declarado com o valor correto, o que vai facilitar lá na frente na hora de fazer novas aquisições de terras e poder deixar tudo declarado. Na Holding você consegue declarar certo, pagando menos impostos e ainda tendo sobra de caixa para novas aquisições.

Como começou a Proteja Seus Bens

Tudo começou há alguns anos durante uma busca por informações sobre como pagar imposto de renda, quando Maria Yovana trabalhava em escritório de advocacia. Sempre interessada em assuntos ligados a tributos, teve a percepção do tamanho da dificuldade de se obter informações, reunir as documentações e de como era complexo fazer tudo aquilo sozinha, sem o intermédio ou auxílio de um contador, por exemplo. Isso sem falar na quantidade assustadora de impostos, o que a levou a investigar se haveria uma maneira de diminuir tantos impostos legalmente. “Comecei a estudar sobre o assunto, me aprofundar cada vez mais, e passei a me identificar tanto com este trabalho que resolvi me dedicar integralmente a isso e em menos de um ano começaram a surgir os primeiros clientes, que muito satisfeitos com o resultado indicavam o meu trabalho para amigos e familiares e com isso minha cartela de clientes foi só aumentando, o que me trouxe a oportunidade de abrir meu escritório, de ter um negócio sustentável e de cada vez mais unir o estudo às práticas e obter mais experiência profissional até mesmo para expandir.” Relembra Yovana.

Mesmo com o currículo extenso, a especialista continua em constante atualização. Possui certificação em Direito Empresarial, Tributação do Agronegócio, Certificação em Contratos pela FGV, especialização em curso de Holding avançado e Gestão de Risco em Contratos de Compra e Venda, entre muitos outros.

A atuação da Proteja Seus Bens compreende a região de Sorriso, MT, e das cidades da região. Além da abertura de Holdings, ela presta consultorias online, ministra cursos e palestras sobre o assunto e está presente nas plataformas digitais para divulgar informação. Sua missão é desmistificar a burocracia e auxiliar as pessoas a entenderem melhor o que estão pagando e a escolherem qual a melhor maneira de fazer isso, “As pessoas não são ensinadas a lidar com os números, impostos e a entender a burocracia, e não é justo passar o ano inteiro economizando em tantas coisas importantes para elas e suas famílias, e na hora de pagar os altíssimos impostos elas nem sequer saberem o que estão pagando, nem se há outras maneiras de pagar menos impostos dentro da legalidade”, pontua.

Seu diferencial é a clareza na explicação e a desmistificação, desburocratização na hora de elaborar o trabalho. “É o que os clientes mais gostam, eles me contratam para obter informação de uma maneira fácil que eles entendam, é uma característica, inclusive, que os clientes elogiam muito que é transformar algo difícil em algo de fácil entendimento e com o menor transtorno para eles até mesmo durante o trabalho, sem falar que vou além da assessoria e faço o trabalho completo, o que facilita a vida do cliente e aumenta a confiança dele no meu trabalho.” Comemora.

Experiência profissional

Entre os casos atendidos pela Proteja Seus Bens, Yovana destaca a história de um cliente que trabalhou 30 anos em uma terra sem estar no nome dele e por meio da Holding foi possível  passar para o nome dele sem precisar pagar nenhum imposto. Ou seja, a propriedade rural que teria um imposto estratosférico, no final ficou isenta.

Outro exemplo que marcante para a especialista foi de um cliente com uma doença rara que tinha poucos anos de expectativa de vida pela frente e que procurou Yovana para fazer a Holding o quanto antes para deixar tudo certo para os filhos. Ou seja, mesmo em um momento tão delicado da vida, ele colocou a segurança da família em primeiro lugar e procurou pela empresa Proteja Seus Bens para fazer a Holding.

Entre tantos exemplos que se destacam, a Proteja Seus Bens também atendeu um cliente que decidiu fazer a Holding após estudar muito sobre o assunto. Ele era o único herdeiro da família por parte dos pais, dos avós e dos tios, o que acarretaria em uma série de inventários e uma montanha de despesas e de impostos, mas ele viu que a opção mais econômica seria fazer uma Holding com os imóveis, e no final não precisou fazer nenhum inventário.

Como abrir uma Holding?

Para abrir uma Holding é preciso analisar o patrimônio dos proprietários e herdeiros ou analisar as empresas que irão compor a holding, no caso da Holding empresarial, a partir de coleta de dados dos negócios e sócios será definida a melhor estratégia e o melhor modelo societário, bem como o melhor regime de tributação, para só então seguir para a elaboração da documentação necessária, as declarações de Imposto de Renda (IRPF), elaboração de contratos e registros que passarão os bens da pessoa física para a pessoa jurídica segundo os critérios definidos pelo instituidor do patrimônio em vida para a administração da Holding, como quotas e ações, gestão de documentos, entre outros. “Outra vantagem da Holding Familiar é que a empresa tem o objetivo planejamento sucessório ou proteção patrimonial, o que afasta o patrimônio do risco do negócio, portanto sem atividade econômica o que permite um custo reduzido também na contabilidade e manutenção, o que reforça a necessidade de procurar por um escritório de credibilidade  e um profissional com experiência, afinal o legado de uma vida inteira precisa estar em mãos confiáveis e experientes.” Finaliza Yovana.

Como encontrar a Proteja Seus Bens?

  • Instagram @protejaseusbens
  • Youtube : Proteja Seus Bens
  • WhatsApp +55 66 99712-9927
  • TikTok: @protejaseusbens

Fonte: Assessoria de imprensa Daniela Pereira – Jornalista da Proteja Seus Bens

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.