A diversificação de culturas, aliada ao sistema de rotação é cada vez mais necessária para a sustentabilidade e rentabilidade da produção de grãos. Uma das principais formas de diversificar a produção sem renunciar às culturas de interesse econômico é a partir do cultivo de plantas de cobertura.

Uma das plantas interessantes para inserção no sistema de rotação de culturas e até então pouco difundida é o Estilosantes. O estilosantes é uma leguminosa pertencente ao gênero Stylosanthes, gênero esse que possuem cerca de 44 espécies, sendo que cerca de 25 delas ocorrem no Brasil, principalmente no cerrado (Embrapa Gado de Corte).



Tradicionalmente, o estilosantes é empregado como forrageira para servir de alimento para o gado, sendo cultivado principalmente em sistema de consórcio com outras forrageiras. Entretanto, por se tratar de uma leguminosa, uma das características dessa planta é sua capacidade em fixar nitrogênio atmosféricos, como soja, feijão e outras leguminosas, fato que torna o estilosantes uma interessante planta para anteceder culturas de valor comercial, principalmente as responsivas a adubação nitrogenada

As plantas do gênero são caracterizadas como subarbusto perene que possui muito galhos, com folhas no formato estipulado-obovado. O porte, assim como teor de proteína pode variar de acordo com a espécies. Além disso, o estilosantes é considerado resistente a seca, e doenças como antracnose, apresentando boa adaptabilidade a regiões arenosas e de baixa fertilidade do solo (Embrapa Gado de Corte).

Figura 1. Stylosanthes capitata (esquerda) e S. macrocephala (direita).

Foto: Eliana Cezar

Figura 2. Plantas de Stylosanthes macrocephala cv. Pioneiro em pleno crescimento vegetativo.

Fonte: EMBRAPA

Ainda que o maior cultivo dessa planta se de em áreas de cerrado, cabe destacar que o Estilosantes é uma interessante opção para inserção no sistema de produção agrícola, principalmente em solos de baixa fertilidade e muito arenosos. Contudo, para a região Sul do Brasil ainda são necessários maiores estudos para observar o comportamento das espécies nessas regiões de cultivo.

Confira o vídeo abaixo com as dicas de Fernanda Gomes Cadamuro, membro do Grupo Supra Pesquisa.


Inscreva-se agora no canal dos Professores Alfredo e Leandro Albrecht clicando aqui!


Referências:

EMBRAPA GADO DE CORTE. ESTILOSANTES – Stylosanthes spp. Fauna e Flora do Cerrado, Embrapa Gado de Leite. Disponível em: < https://cloud.cnpgc.embrapa.br/faunaeflora/plantas-forrageiras/estilosantes-stylosanthes-spp/ >, acesso em: 13/04/2021.

EMBRAPA. CULTIVO E USO DO ESTILOSANTES-CAMPO-GRANDE. Comunicado Técnico, n. 105, 2007. Disponível em: < https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CNPGC/12108/1/Cot105.pdf >, acesso em: 13/04/2021.

EMBRAPA. Stylosanthes macrocephala cv. Pioneiro. Multimídia: Banco de Imagens. Disponível em: < https://www.embrapa.br/en/busca-de-imagens/-/midia/2947004/stylosanthes-macrocephala-cv-pioneiro >, acesso em: 13/04/2021.

Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.