A Emater/RS-Ascar divulga os dados da primeira estimativa de safra de grãos de inverno/2020. Os dados contemplam a área a ser implantada nessa safra para as seguintes
culturas: trigo, canola, cevada, aveia branca grão e aveia preta grão; contemplam também a variação percentual em relação à safra anterior. Além disso, é apresentada a produção total a ser alcançada no Estado, exceto para a veia preta grão.

A pesquisa foi realizada na segunda quinzena de maio. Para o trigo, a amostra é de 286 municípios, abrangendo praticamente a totalidade da área com a cultura do Estado. Em relação à cevada, os dados são oriundos de 78 municípios, abrangendo 95,47% da área.

A amostra da canola é formada por 85 municípios, totalizando 97,59% da área. Para a aveia branca grão, a pesquisa foi realizada em 171 municípios, representando 95% da área.

Os dados sistematizados nas tabelas a seguir são obtidos de acordo com a seguinte metodologia:

  • Área (ha): área a ser plantada, segundo projeção dos escritórios municipais das 12 regiões administrativas da Emater/RS-Ascar, através de levantamento sobre as percepções/intenções dos produtores e dos demais atores da cadeia produtiva (cooperativas, comércio de insumos, bancos, etc.). Além disso, a variação percentual em relação à safra de 2019, cujos dados são do IBGE.
  • Produção (t): projeção da tonelagem resultante da área cultivada x produtividade a ser obtida, resultante da média estadual obtida através das produtividades iniciais regionais, baseadas na tendência calculada para a produtividade a partir dos últimos 10 anos em cada município que compõe as regiões.

A visualização dos dados sistematizados nas tabelas acima é apresentada nos mapas que seguem.

Com isso a estimativa de produção é de:

  • Aveia branca grãos 634.908 ton
  • Canola 42.828 ton
  • Cevada 101.703 ton
  • Trigo 2.189.837 ton
  • Total 2.969.275 ton
    Fonte: Emater/RS-Ascar. Gerência de Planejamento. Núcleo

De praxe, a Emater/RS-Ascar monitora os dados apresentados nesta estimativa de safra das culturas de inverno a partir da implantação das culturas e ao longo do ciclo produtivo desses grãos.

Fonte:  Emater/RS-Ascar



 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.