InícioDestaqueEstresse hídrico e doenças do solo são os grandes desafios da safrinha...

Estresse hídrico e doenças do solo são os grandes desafios da safrinha de milho

Resultados efetivos mostram que a chamada segunda safra de milho, ou safrinha, vem se consolidando como parte fundamental da produção dessa cultura no Brasil. 

Antes relegada ao segundo plano e utilizada com o intuito de manter o solo coberto, nos últimos anos, a safrinha milho ganhou força e já representa quase 50% da área de cultivo tradicional de grãos no verão. Só em 2023, a produção chegou a mais de 87 milhões de toneladas.

Contudo, o crescimento da produção na safrinha também trouxe a necessidade de novas estratégias para dar vazão a essa produtividade. “As doenças do solo vêm aumentando em diferentes culturas e regiões do Brasil.

Especialmente no milho temos notado o aumento de doenças de solo, em função do ataque de cigarrinha do milho (Dalbulus maidise infecção com molicutes, que deixam as plantas mais debilitadas e suscetíveis a alguns patógenos de solo, como o Fusarium”, explica Antônio Soares, gerente de biológicos da FMC, empresa de ciências para a agricultura.

Para que a produtividade do produtor não seja impactada, Soares indica o uso de soluções que tenham efeito na fisiologia da planta, deixando-a mais tolerante ao estresse hídrico, afinal, esse tem sido um dos grandes problemas enfrentados. “O Programa Gennesis® da FMC, composto pelos produtos Seed+®, Presence Full® e Ataplan®, combina a bioativação com a proteção do cultivo contra os efeitos do estresse abiótico, ataques de nematoides e doenças de solo permitindo um melhor estabelecimento da lavoura e a proteção contra ataque de pragas e doenças”, afirma.

Ainda segundo Soares, outros dois fatores justificam a utilização dessa solução. “O Programa Gennesis® promove o aumento de produtividade e a compatibilidade dos produtos visando o bom estabelecimento do cultivo. A utilização deve ser feita no momento do plantio, no tratamento da semente e no sulco do plantio”, explica.

Safra do milho

A produção total estimada dessa safra de milho está em 117,6 milhões de toneladas, redução de 10,9% em relação ao ciclo anterior. A queda é reflexo de uma menor área plantada e de uma piora na expectativa de rendimento das lavouras.

Segundo informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), para a safrinha de milho, além de avaliar os custos, as decisões dos produtores dependem de fatores climáticos, de disponibilidade de janela para o plantio e dos preços de mercado. “Por tudo isso, o planejamento para a segunda safra de milho deve ser feito com cuidado e atenção, para que a produtividade aconteça, trazendo o retorno que o produtor rural merece”, finaliza Soares.

Sobre a FMC

A FMC Corporation é uma empresa global de ciências para a agricultura, dedicada a ajudar os agricultores a produzir alimentos, fibras e biocombustíveis para uma população mundial em expansão ao mesmo tempo em que se adapta a um ambiente de constantes mudanças. As soluções inovadoras da FMC para proteção e nutrição de cultivos, como biológicos, agricultura de precisão e digital, permitem que os agricultores, consultores agrícolas e profissionais enfrentam seus maiores desafios no manejo de pragas e doenças, ao mesmo tempo em que protegem o meio ambiente.

Com cerca de 6.600 funcionários em mais de 100 unidades ao redor do mundo, a FMC está comprometida com a descoberta de novos ingredientes ativos para herbicidas, inseticidas, fungicidas, novas formulações de produtos químicos e biológicos e tecnologias pioneiras que são melhores para o planeta.

Para saber mais, acesse o site, clicando aqui.

FMC e o logotipo da FMC, assim como o Programa Gennesis®, Seed+®, o Presence Full® e o Ataplan®, são marcas comerciais da FMC Corporation ou afiliada. Produtos de uso agrícola. Consulte sempre um engenheiro agrônomo. Sempre leia o rótulo e siga todas as instruções, restrições e precauções de uso do produto.

Fonte: Assessoria de imprensa FMC



Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares