Ferrugem-asiática (à esquerda) e Mancha-Alvo (à direita). Foto: Corteva

É fato que o protagonismo da soja no agronegócio brasileiro já é amplamente estabelecido, com sua área cultivada ocupando mais de 40 milhões de hectares e uma produção que ultrapassa 120 milhões de toneladas ao ano. Por isso, cresce cada vez mais a necessidade de investimento em soluções eficientes que protejam a cultura e seu potencial produtivo.

Para combater as doenças que mais preocupam os agricultores brasileiros, como a ferrugem-asiática, a mancha-alvo e o crestamento foliar de cercospora, várias estratégias precisam ser estudadas e, entre elas, a escolha do fungicida a ser empregado faz toda a diferença para o sucesso da lavoura.

Como o uso frequente e em larga escala de fungicidas com um único modo de ação pode causar desenvolvimento de patógenos resistentes, um estudo foi realizado para avaliar, em condições de campo, a eficácia dos ingredientes ativos dos principais fungicidas de sítio-específico no mercado: azoxistrobina (IQe), piraclostrobina (IQe), trifloxistrobina (IQe), OnmiraTM active (IQe), benzovindiflupir (ISDH), fluxapiroxade (ISDH), bixafem (ISDH) e protioconazol (IDM).

Através de 26 experimentos instalados na safra 2021/22 e conduzidos por pesquisadores da Corteva Agriscience e outras instituições, concluiu-se que um dos níveis mais altos de controle foi alcançado pelo ativo OnmiraTM active, que apresentou eficácia significativamente superior no controle de doenças quando comparada à piraclostrobina e azoxistrobina. Além disso, OnmiraTM active foi a menos afetada pela mutação F129L no grupo das estrobilurinas durante o estudo.

Ferrugem-asiática. Foto: Corteva

Os resultados deixaram claro que o nível de controle dos ativos protioconazol e OnmiraTM active são os mais eficazes e vem se mantendo constante ao longo das últimas safras. Além disso, fica evidente o papel das estrobilurinas como ferramenta para controle das doenças e, dentro deste grupo, OnmiraTM active se destaca por apresentar eficácia consistente não somente no controle da ferrugem-asiática, mas também da mancha-alvo.

É por isso que o Manejo Campeão Onmira™ é o programa mais eficiente para o controle das doenças da soja. Contando com um portfólio completo, composto por produtos formulados com Onmira™ active, ele oferece a melhor performance e proporciona plantas saudáveis por mais tempo, para lavouras vigorosas e resultados visivelmente melhores.



Sobre a Corteva Agriscience

A Corteva, Inc. (NYSE: CTVA) é uma empresa global de capital aberto e 100% agrícola que combina inovação líder do setor, elevado envolvimento com o cliente e execução operacional para fornecer soluções lucrativas para os desafios agrícolas mais urgentes do mundo. A Corteva gera preferência de mercado vantajosa por meio de sua estratégia de distribuição exclusiva, junto com seu mix equilibrado e globalmente diversificado de sementes, proteção de cultivos e serviços digitais. Com algumas das marcas mais reconhecidas na agricultura e um pipeline de tecnologia bem posicionado para impulsionar o crescimento, a empresa está comprometida em maximizar a produtividade dos agricultores, enquanto trabalha com aliados em todo o sistema alimentar, cumprindo sua promessa de enriquecer a vida daqueles que produzem e daqueles que consomem, garantindo o progresso para as próximas gerações. Mais informações estão disponíveis em www.corteva.com.

Fonte: Assessoria de Imprensa Corteva



DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.