InícioDestaqueEstudo conduzido por pesquisadores chineses identifica gene capaz proporcionar aumento de produtividade...

Estudo conduzido por pesquisadores chineses identifica gene capaz proporcionar aumento de produtividade superior a 60% no arroz e 20% no trigo

Com a crescente pressão pelo aumento da produção de alimentos e a escassez de insumos, aliando ainda ao elevado custo de produção da maioria das culturas agrícolas, estratégias de produção necessitam ser aprimoradas a fim de aumentar a produção e sustentabilidade das culturas agrícolas. Um dos focos da pesquisa moderna é o melhoramento genético de cultivares a fim de aumentar a capacidade fotossintética das plantas e a eficiência do uso de insumos, em especial de nutrientes como o Nitrogênio.

Para que uma planta seja capaz de sustentar sua sobrevivência e ser produtiva, é necessário condições favoráveis de temperatura, radiação solar, água e nutrientes para que ela complete o complexo ciclo da fotossíntese, produzindo fotoassimilados os quais são destinados ao crescimento vegetal, produção de frutos e grãos.

Além disso, é conhecido que culturas como o arroz e o trigo apresentam significativa resposta produtiva a adubação nitrogenada, sendo necessário ofertar o nutriente às culturas para a obtenção de altas produtividades. Tendo em vista que o aumento da eficiência fotossintética e do uso de fertilizantes é uma necessidade da agricultura moderna, alguns estudos vêm sendo desenvolvidos com esse foco.



Wei et al. (2022) avaliando um regulador transcripcional, observaram que o gene (OsDREB1C) pode modular tanto a fotossíntese quanto a utilização do nitrogênio por plantas de arroz e trigo, contribuindo inclusive para o aumento da produtividade dessas culturas.  Através da seleção do gene (OsDREB1C) expresso pela planta sob condições de baixa disponibilidade de nutrientes e alta quantidade de luz, os autores produziram plantas melhoradas geneticamente contendo o gene selecionado (OsDREB1C), ativo constantemente, o que aumentou a eficiência fotossintética da planta e a eficiência do uso do nitrogênio, resultando em incrementos de produtividade variando de 41,3 a 68% em arroz e 17,2 a 22,6% em trigo, quando comparados a plantas normais.

Os autores ainda puderam observar que a expressão contínua do gene não só possibilitou o incremento de produtividade das culturas analisadas, como também o aumento da eficiência do uso do nitrogênio e a redução do ciclo da cultura. Embora haja necessidade de maiores estudos, o trabalho conduzido por Wei et al. (2022) demonstra que os resultados obtidos pelos autores podem vir a ser utilizados no melhoramento genético de culturas agrícolas, contribuindo para o aumento da produtividade e sustentabilidade das lavouras.

Maior produtividade e uma melhor utilização dos recursos investidos é a tendência da agricultura e esta descoberta pode ser um fator chave para a evolução de produtividade destas duas culturas, importantíssimas para a alimentação da crescente população global.

Confira o estudo completo clicando aqui!

Referências:

WEI, S. et al. A TRANSCRIPTIONAL REGULATOR THAT BOOSTS GRAIN YIELDSAND SHORTENS THE GROWTH DURATION OF RICE. Weiet al.,Science, 377, 386, 22 July 2022. Disponível em: < https://www.science.org/doi/epdf/10.1126/science.abi8455 >, acesso em: 22/07/2022.

Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube)

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares