Com os avanços tecnológicos para o desenvolvimento de formulações cada vez mais eficientes, o uso de bioestimulantes no tratamento de sementes em culturas agrícolas tem ganhado espaço, impulsionado principalmente pelo bom custo benefício dessas substâncias.

Dependendo da natureza do bioestimulante e da sua composição,  benefícios como a promoção do crescimento, a melhoria de atributos fisiológicos da planta e o aumento da produtividade podem ser observados em culturas tratadas com esses bioestimulantes. Atualmente, diversos bioestimulantes estão disponíveis no mercado para uso no tratamento de sementes da soja, com formulações que podem variar, contendo a adição de micronutrientes, macronutrientes, aminoácidos, hormônios vegetais e extrato de altas.

O uso de bioestimulantes no tratamento de sementes afeta a produtividade da soja?

Analisando a eficiência agronômica da aplicação de diferentes bioestimulantes (tabela 1) no tratamento das sementes em potencializar o desenvolvimento e a produtividade da cultura da soja, Silva et al. (2024) observaram que, independentemente da composição do bioestimulantes, o emprego dessas substancias no tratamento de sementes da soja proporciona resultados superiores a testemunha, demonstrando que os bioestimulantes empregados no tratamento de sementes contribuem para o aumento da produtividade da soja.

Tabela 1. Bioestimulantes analisados por Silva et al. (2024) no tratamento de sementes de soja.
Fonte: Silva et al. (2024)
Resultados

Conforme resultados obtidos pelos autores, alguns bioestimulantes, dentre eles, Booster®, Broadacre CMZ®, Raiz®, CoMoFos®, Nobrico Star®TS e Co-Mo Platinum®, se destacam por possibilitar uma maior velocidade de emergência das plântulas (índice de velocidade de emergência – IVE). Já com relação ao crescimento da parte aérea das plântulas, esse foi significativamente maior com o emprego de Raiz®, Stimulate®e Co-Mo Platinum®, seguido pela aplicação de Broadacre CMZ®, CoMoFos®, Nobrico Star®TS e Improver® no tratamento de sementes.

Com relação a matéria seca de raízes das plântulas, observou-se resultados significativamente maiores com o uso de CoMoFos®, Nobrico  Star®TS  e  Stimulate®. Atributos como altura de planta e comprimento de raízes também foram positivamente influenciados pelo uso dos bioestimulantes no tratamento de sementes de soja.


undefined


Baseado nos resultados obtidos por Silva et al. (2024), a aplicação de bioestimulantes no tratamento de sementes de soja não afetou a massa de mil grão da soja, independentemente do tratamento analisado. Entretanto, houve um aumento da produtividade de 4% a 14% quando comparado ao tratamento controle (sem o uso de bioestimulante), evidenciando que houve melhora na produtividade de grãos da soja com a aplicação de bioestimulante (tabela 2).

Tabela 2. Efeito da aplicação de bioestimulantes no tratamento de sementes sobre o índice de velocidade de emergência (IVE), matéria seca da parte aérea (MSPA), matéria seca das raízes (MSR), altura de planta (AP), comprimento das raízes (CR), massa de mil grãos (M1000) e produtividade de grãos de soja [Glycine max(L.) Merrill., cv. BMX Desafio RR] durante a safra 2019/2020 no município de Cassilândia (MS).
Fonte: Silva et al. (2024)

Em suma, o uso de bioestimulantes de boa qualidade no tratamento de sementes da soja favorece o desenvolvimento inicial das plântulas, além de proporcionar a melhoria de atributos fisiológicos da planta e também impactar positivamente a produtividade da cultura, sendo, portanto, uma ferramenta interessante para integrar o manejo da soja.


Confira o trabalho completo desenvolvido por Silva e colaboradores (2024) clicando aqui!


Referências:

SILVA, T. C. et al. DESEMPENHO AGRONÔMICO DA SOJA EM RESPOSTA AO TRATAMENTO DA SEMETE COM BIOESTIMULANTES. Trends in Agricultural and Environmental Sciences, 2024. Disponível em: < https://editorapantanal.com.br/journal/index.php/taes/article/view/15/12 >, acesso em: 05/11/2024.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.