Em um cenário cada vez mais desafiador, com o crescente preço dos insumos e estreitas margens de lucro, o uso de tecnológicas digitais pode contribuir para o melhor planejamento da lavoura, redução dos custos de produção e aumento da produtividade agrícola. De forma geral, pode-se dizer que a tecnologia digital contém dispositivos eletrônicos, sistemas automáticos e recursos tecnológicos que geram, processam ou armazenam informações, tais como websites, smartphones, tecnologia de cadeias de bloqueio, inteligência artificial, computação em nuvem, robótica, drones, streaming de vídeo, etc (Colussi et al., 2022).
O uso das tecnologias digitais cresceu muito em meio à pandemia da COVID-19, impulsionando formas digitais de comunicação que vem contribuindo até hoje para a melhoria do acesso à informação. Em um estudo realizado com 461 produtores de soja de alguns dos principais estados agrícolas do país (MT, GO, MS, PR e RS), com o intuito de analisar o uso de tecnologias e o nível de influência dos meios de comunicação de massa, mídias sociais e reuniões interpessoais sobre a decisão de adotar novas tecnologias, Colussi et al. (2022) observaram resultados interessantes.
Conforme analisado pelos autores, embora a adoção de tecnologias digitais possa variar em função do grupo analisado, da idade e escolaridade, é o consenso que o agricultor, busca inovações na agricultura que possibilitem a ele benefícios, bem como aumento da produtividade, soluções de mercado, redução dos custos de produção, orientação e aprimoramento técnico.
Com o acesso a informação a “um click”, as tecnologias digitais tem se mostrado fortes ferramentas de produção para a agricultura digital, que além do aumento da produtividade, busca cada vez mais a sustentabilidade e rentabilidade das atividades agrícolas. Conforme analisado por Colussi et al. (2022), os canais de comunicação apresentam correlação com os benefícios proporcionados pela tecnologia digital.
Tabela 1. Relação entre benefícios e canais de comunicação.
A compreensão do valor da tecnologia é cada vez mais importante em um ambiente de margens de cultivo estreitas quando a implantação de tecnologias para otimizar os retornos é crítica, especialmente em torno de commodities agrícolas, como a soja (Colussi et al., 2022). Como visto na tabela 1, os Websites estão entre os principais canais de comunicação que contribuem para o aumento da produtividade da soja como tecnologias digitais.
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Referências:
COLUSSI, J. et al. HOW COMMUNICATION AFFECTS THE ADOPTION OF DIGITAL TECHNOLOGIES IN SOYBEAN PRODUCTION: A SURVEY IN BRAZIL. Agriculture, 2022. Disponível em: < https://www.mdpi.com/2077-0472/12/5/611 >, acesso em: 05/07/2022.
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