Resumo: Utilizado como regulador de crescimento vegetal, o etefom age liberando etileno nos tecidos das plantas e interfere em seu crescimento. Estudos prévios demonstraram a ação do etileno na inibição do crescimento em plantas. 


Autores deste trabalho: Luisa Carolina Baccin¹, Alfredo Júnior Paiola Albrecht², Gabriel Viana Araújo², Juliano Bortoluzzi Lorenzetti², Mateus Augusto Dotta¹, Ricardo Victoria Filho¹


Objetivou-se avaliar a aplicação de etefom em associação com herbicidas no controle de biótipos de Conyza spp. 

Foram conduzidos dois experimentos em casa de vegetação, no Departamento de Produção Vegetal da ESALQ/USP e na UFPR/Palotina. 

Os tratamentos consistiram de aplicações de forma isolada (g i.a./ha) dos produtos:

Utilizou-se delineamento inteiramente casualizado com 3 repetições. 

A aplicação realizada quando os biótipos apresentaram 4 pares de folhas desenvolvidas.

Avaliou-se controle aos 28 DAA e matéria seca. 

Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste Scott-Knott a 5% de probabilidade. 

Para controle aos 28 DAA observou-se que etefom não diferiu da testemunha sem aplicação, demais tratamentos não diferiram quanto ao controle; etefom (1.440) não diferiu da testemunha na avaliação da matéria seca, porém a dose de (2.880) foi superior. 

Dicamba aplicado isoladamente e em associação com etefom diferiu dos demais tratamentos, porém a maior redução de matéria seca se deu com a aplicação dos herbicidas glufosinato de amônio e saflufenacil isolados ou aplicados em associação com etefom. 

Conclui-se que para os herbicidas avaliados a associação com etefom não diferiu do controle dos herbicidas aplicados isoladamente. Estudos na área mostram-se importantes na busca de novas opções no manejo desta planta daninha.

Palavras-chave: etileno, dicamba, contato, buva.

Sobre os autores: ¹Universidade de São Paulo – USP, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ, Piracicaba, SP,  luisabaccin@usp.br; ²Universidade Federal do Paraná – UFPR, Setor Palotina, Palotina, PR.

O trabalho completo foi publicado nos Anais do Congresso Brasileiro de Fitossanidade. Para acessar clique aqui. 



 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.