O trigo fechou a sessão em baixa acompanhando o movimento do mercado de grãos. O cereal ainda sente a forte pressão do relatório mensal do USDA sobre o milho. Com uma maior oferta de milho, reduz a expectativa de o trigo ocupar a demanda do mercado.
O dólar em alta frente outras moedas também prejudicou o desempenho do complexo de grãos. Para as exportações semanais o USDA indicou embarques 488.900 toneladas na semana encerrada no dia 15 de agosto.
No acumulado desde junho os EUA já exportaram 5.445 MMT, um volume 25% acima do ano anterior. Dentro do Line Up está indicado um navio para o Brasil com 15.000 toneladas.
De acordo com a SovEcon e a IKAR, o preço médio de exportação FOB do trigo russo com 12,5% de proteína caiu US$ 1,00 por tonelada para US$ 193/ton. Desde 1 de julho, 6 milhões de toneladas de grãos em geral foram exportados na Rússia, 12% abaixo do mesmo período de 2018.
Desse total, 4,9 milhões de toneladas correspondem ao trigo. A SovEcon destacou as condições secas para as próximas duas semanas na parte europeia da Rússia, que favorecerá a colheita.
Fonte: T&F Agroeconômica