As exportações de milho de Mato Grosso do Sul registraram alta de 149,6 mil toneladas, em outubro de 2025, quando comparadas com o mesmo período do ano anterior. O volume corresponde a um incremento de 214%, de acordo com o Boletim de Exportação, divulgado pela Aprosoja/MS.
Em valor monetário, a comercialização internacional do cereal no referido período representou US$ 45,1 milhões, representando aumento de 236% frente ao valor movimentado em outubro de 2024.
Segundo o economista da Aprosoja/MS, Mateus Fernandes, os números são resultado de uma safra cheia. “Tivemos uma safra de 13,9 milhões de toneladas de grãos, volume que é suficiente para atender o consumo interno e garantir um excedente significativo para exportação. Além disso, temos também o fator da redução do preço interno na comparação com o ano passado, seguindo a lei de oferta e demanda, o que impulsiona naturalmente a colocação dos grãos no mercado internacional”, explica Fernandes.
O principal destino do milho de Mato Grosso do Sul foi o continente asiático. O Irã liderou as compras, com 38% do total exportado. Na sequência aparecem as Filipinas, com 27%, e Bangladesh, com 10%. Vietnã e Jordânia também integraram a lista de destino do milho, além do Egito, único país africano entre os compradores.
Apesar do avanço anual, no comparativo dos meses de setembro e outubro de 2025, a operação de comercialização internacional apresentou queda de 41%, equivalente ao volume de 152,3 mil toneladas. A variação negativa neste comparativo é comum e está associada a questões de logísticas e volume disponível.
Para acessar mais informações sobre a comercialização de grãos de Mato Grosso do Sul, clique aqui.
Fonte: Joélen Cavinatto – Aprosoja MS




