Muitos fatores podem interferir durante a produção de sementes de soja. Por isso, vários cuidados são adotados nos campos de produção de sementes.

A qualidade da semente de soja pode ser afetada em todos as etapas de produção como no campo, colheita, recepção, secagem, beneficiamento, armazenagem, transporte e semeadura.

Durante a produção de sementes, na fase do campo, os principais fatores que interferem negativamente são:

  • deterioração por umidade;
  • época de colheita inadequada (atraso ou antecipação da colheita);
  • época de semeadura inadequada;
  • local de produção (devemos observar o zoneamento agrícola).

Deterioração da semente no campo

As principais causas de deterioração de sementes no campo, estão associadas aos danos causados por insetos e microrganismos.

Estão envolvidos com estes fatores os estresses nutricionais, e os causados por excesso ou falta de água.

Quando a deterioração envolve a umidade, estamos falando da fase após a maturação de sementes, porém, antes da colheita.

A deterioração por umidade ocorre devido à alterações físicas. Estas acontecem quando a semente de soja fica exposta a flutuações de alta e baixa umidade relativa do ar.

As flutuações na umidade relativa do ar acontecem, quando a fase de colheita coincide com um período de chuvas intensas. A deterioração é ainda maior, se nesse período as temperaturas forem elevadas.

Aqui, já podemos associar outro fator importante que pode ocasionar a deterioração das sementes no campo, que é a época de semeadura. Esta deve ser feita para que no final do ciclo da soja, não haja riscos de períodos prolongados de chuvas.

Principais patógenos associado à deterioração de sementes no campo

Os principais patógenos que influenciam nesta fase são os fungos, abaixo listamos os principais agentes causais que intensificam a deterioração das sementes:

  • Phomopsis spp.;
  • Fusarium spp.;
  • Cercospora kikuchii;
  • Colletotrichum truncatum.
Fonte: Embrapa.

Os fungos ao infectar as sementes de soja, podem reduzir o vigor e a germinação.

Danos mecânicos devido a umidade no campo

A deterioração das sementes devido a umidade inadequada, além de contribuir para incidência de fungos e reduzir a qualidade da semente (vigor e germinação), também pode resultar em danos mecânicos.

Os danos mecânicos ocorrem durante a colheita dos campos de produção de sementes. 

Sementes com teor de água elevado ou muito secas, são mais vulneráveis aos impactos durante a colheita.



O que fazer para evitar a deterioração por umidade no campo?

Um dos principais meios de evitar os danos é a colheita na época adequada.

No geral, as sementes de soja devem ser colhidas quando atingirem pela primeira vez 15% de umidade no campo.

Porém, para que a semente seja colhida no momento ideal, precisamos realizar a semeadura dos campos de sementes na época adequada.

O ideal é que a época de semeadura seja ajustada para que a maturação da semente ocorra com temperaturas amenas e baixa precipitação.

Assim, para os estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, o melhor período de semeadura é no início de novembro.

Quando a semeadura é feita antes de novembro, a fase de maturação pode coincidir com períodos de umidade elevada e altas temperaturas. Consequentemente, podem ocorrer problemas de baixa germinação, alta percentagem de deterioração por umidade e de elevada incidência de patógenos.

Já, as semeaduras após meados de dezembro podem resultar em semente de baixa qualidade devido, devido ao ataque de percevejos sugadores.

Alguns, também adotam a semeadura escalonada, pois evitam que todos os campos amadureçam e precisem ser colhidos ao mesmo tempo.

Produtores de sementes de soja, no geral, precisam ter uma quantidade maior de máquinas do que os produtores de grão, pois assim, conseguiram fazer a colheita toda na época adequada.

Sementes de soja apresentando sintomas de dano mecânico (1A) e de lesões de percevejos (1B), avaliados pelo teste de tetrazólio, afetando o vigor e a viabilidade. Fonte: Costa et al. (2005).

Testes para o controle da qualidade

Produtores de sementes, precisam preocupar-se com a qualidade das sementes, para isso diversos testes podem ser feitos para identificar se existem danos no material.

Alguns testes são realizados para avaliar a qualidade das sementes como: 

  • teste de tetrazólio para se determinar a viabilidade e vigor;
  • índices de deterioração por umidade;
  • danos causados por percevejos;
  • sementes esverdeadas.
Fonte: Agrolink.

Antecipação da colheita

A colheita de sementes de soja pode ser antecipada, sendo realizada quando o teor de água das sementes estiver entre 16 e 19%.

Entretanto, para essa operação ser realizada, é preciso regular o sistema de trilhas para evitar os danos mecânicos por excesso de umidade.

Alguns problemas que podem ocorrer com a antecipação da colheita de sementes de soja são, os elevados índices de descarte de sementes muito úmidas, esverdeadas e de vagens não trilhadas.

O que fazer para antecipar a colheita das sementes?

Você pode antecipar a colheita fazendo uso de herbicidas dessecantes.

Os dessecantes tem como principal objetivo uniformizar a lavoura, quando há problemas de maturação desuniforme, controlar as plantas daninhas e antecipar a colheita de campos de produção de sementes.



Quando aplicar o dessecante?

Os herbicidas utilizados como dessecantes na soja, devem ser aplicados no estádio R7, que é quando começa a maturação.

É possível identificar o estádio R7 da soja, quando há uma vagem normal com a coloração de madura, na haste principal da planta.

Fique atento para ocorrência de chuvas após a aplicação do dessecante, pois caso isso aconteça as sementes de soja podem perder a qualidade por infecções de fungos (Phomopsis spp. e Fusarium spp.).

Fonte: Embrapa.

Qual dessecante devo utilizar?

Devem ser utilizados herbicidas de contato, como o paraquat, diquat, glufosinate, sendo o primeiro o mais usado. O glyphosate deve ser evitado, pois é um herbicida sistêmico.

Conclusão

No texto de hoje vimos como a umidade interfere na deterioração de sementes de soja.

Você também aprendeu formas de evitar a deterioração das sementes por umidade em campos de produção.

Muitos fatores podem influenciar na qualidade de sementes durante a fase do campo, mas muitas técnicas podem ser adotadas para evitar ou reduzir os prejuízos que eles podem causar na nossa produção.

Gostou do texto? Tem mais dicas sobre os fatores que afetam a qualidade de sementes de soja? Adoraria ver o seu comentário abaixo!

Sobre a Autora: Ana Ligia Giraldeli. Sou Engenheira Agrônoma formada na UFSCar. Mestra em Agricultura e Ambiente (UFSCar), Doutora em Fitotecnia (USP/ESALQ) e especialista em Agronegócios. Atualmente sou professora da UNIFEOB.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.