O faturamento do setor de bioinsumos no Brasil cresceu mais de cinco vezes em cinco anos, de R$ 675 milhões em 2019 para R$ 4,5 bilhões em 2024, e a expectativa é de que esse mercado continue em alta nos próximos anos, conforme informações da Croplife. Segundo relatório da CropLife em parceria com a Markestrat, divulgado em outubro, as indústrias de defensivos químicos, bioinsumos e sementes faturaram R$ 114,1 bilhões em 2024, 71% referente a químicos, 25% a sementes e 4% a bioinsumos.

De 2019 para 2020, o faturamento de bioinsumos aumentou quase 80% no Brasil, de R$ 675 milhões para R$ 1,2 bilhão, de acordo com dados da Croplife. Para os próximos anos, a expectativa é de que esse mercado continue em alta. A estimativa é de que o faturamento de bioinsumos ultrapasse R$ 9 bilhões até 2030.

Segundo aponta a Croplife, o Brasil é um dos mercados mais relevantes do setor de bioinsumos e um dos que mais impulsionam a expansão mundial. Em 2023, o mercado global de bioinsumos agrícolas foi estimado entre US$ 13 e 15 bilhões. A Ascenza Brasil, que se instalou no país em 2017, recentemente incluiu o produto de origem natural Timorex Gold em seu portfólio, alinhada à crescente demanda por biológicos que aumentam a competitividade do agronegócio brasileiro.

Segundo o country director da empresa no Brasil, Renato Francischelli, o Timorex traz benefícios diretos aos produtores rurais, com eficácia fitossanitária e ganhos de produtividade em diferentes culturas, contribui para lavouras mais rentáveis e sustentáveis, fortalecendo o agronegócio e a economia nacional, em um momento em que a eficiência e a responsabilidade ambiental são essenciais para o campo.

“O mercado de bioinsumos no Brasil é impulsionado pela demanda por soluções eficazes, sustentáveis e economicamente competitivas. Para nós, na Ascenza, incorporar tecnologias de origem natural como o Timorex Gold, de zero resíduo e em sintonia com as exigências do mercado global, pensando também em exportações, é uma resposta direta às necessidades do produtor e às tendências que moldam o futuro do agronegócio”, afirma Francischelli.

O executivo da Ascenza lembra que a adoção crescente de bioinsumos, biofungicidas, bioinseticidas, bionematicidas, bioestimulantes, inoculantes, entre outros, está diretamente relacionada à demanda por práticas agrícolas mais sustentáveis. Cada vez mais o mercado internacional exige a redução de resíduos químicos e a ampliação de avanços tecnológicos com resultados agronômicos comprovados, o que acelerou o investimento e a adoção dos biológicos.

A regulação brasileira para registro de bioinsumos também avançou nos últimos anos. Desde o final de 2024, o Brasil conta com uma legislação específica para bioinsumos, marco importante para garantir segurança jurídica, flexibilidade, estímulo à inovação e adoção de práticas agrícolas mais sustentáveis. A lei define normas para produção, importação, exportação, registro, comercialização, uso, fiscalização, rotulagem, transporte, armazenamento e destinação de resíduos, para uso agrícola, pecuário, aquícola e florestal

Outro fator determinante para a evolução do setor é a competitividade do agronegócio brasileiro. Com áreas cultivadas em expansão e uma crescente profissionalização no campo, os agricultores passaram a incorporar bioinsumos como parte estratégica do manejo, muitas vezes integrados ao uso de químicos, aumentando o retorno econômico, reduzindo custos de aplicações e preservando o potencial produtivo das lavouras.

A combinação entre ganhos de produtividade, sustentabilidade e inovação científica tornou o Brasil um dos mercados que mais crescem no mundo, impulsionando investimentos, novos registros e a entrada de empresas nacionais e internacionais nesse segmento.

Sobre a Ascenza

Multinacional referência nas soluções pós-patente no setor de proteção de culturas, a Ascenza, do grupo Rovensa, atua na proteção de culturas desde 1965 com o objetivo de fornecer as melhores alternativas aos clientes, através de uma estreita relação com distribuidores, agricultores e técnicos, com a missão de ajudar a alimentar a população mundial crescente. A empresa está sempre desenvolvendo competências notáveis e inovando para apresentar as melhores soluções aos constantes desafios do mercado, com produtos de qualidade, personalizados para as diferentes lavouras. O nome Ascenza deriva da palavra latina ascendere, que significa ascender, crescer, subir, alinhado com nosso propósito de Cultivar o Futuro. Proximidade, simplicidade, agilidade e sustentabilidade são compromissos da empresa, que tem como pilares cuidar das plantas, das pessoas e do planeta. As soluções da empresa garantem uma dieta saudável e equilibrada à população mundial crescente, com respeito pelo planeta.

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Fonte: Assessoria de Imprensa Ascenza



 

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