Os fertilizantes de alta performance são adubos com tecnologias que aumentam a eficiência do uso dos nutrientes, equilibram a fertilidade dos solos dentre outras vantagens. Para falar sobre o tema convidamos os técnicos da Mosaic Fertilizantes, que nos responderam algumas perguntas. Confira:
1. Qual a principal vantagem do uso desses fertilizantes em comparação aos tradicionais quando aplicados na base de semeadura?
Os fertilizantes de alta performance são adubos com tecnologias que aumentam a eficiência do uso dos nutrientes, equilibram a fertilidade dos solos e proporcionam melhor nutrição das plantas, gerando ganhos de produtividade nas lavouras. No caso da linha Performa, da Mosaic Fertilizantes, por exemplo, o principal benefício para a lavoura é possuir macro e micronutrientes, com teores equilibrados e disponibilidade imediata e gradual, garantindo fornecimento mais eficaz em uma mesma aplicação, o que favorece a absorção pelas plantas durante todo o ciclo. Dessa forma, é possível atender às necessidades de diferentes culturas nas situações de solo e clima brasileiros, atendendo à grande diversidade dos manejos de adubação.
No caso da soja, estudos realizados no último ciclo produtivo de 2021 comprovam que os adubos de alta performance podem promover um incremento de produtividade de mais de 5,2 sacas por hectare. As conclusões são apontadas por estudos validados por instituições de ensino e pesquisa independentes em três safras (2018-2019, 2019-2020, 2020-2021) nos estados Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Bahia.
2. Com relação a aplicações à lanço, quais as principais vantagens desses novos fertilizantes?
Um dos desafios para aplicações eficientes dos fertilizantes é, justamente, como garantir a correta distribuição do adubo na área. A regulagem dos equipamentos, tanto para aferição da dose quanto para definição da faixa ótima de aplicação, é extremamente dependente das características físicas dos produtos – como tamanho médio, dureza e densidade dos grânulos dos fertilizantes. Produtos desuniformes do ponto de vista granulométrico e que possuem muitos tipos diferentes de grânulos ou matérias-primas, dificultam as regulagens e aplicações. A alta qualidade física e uniformidade dos fertilizantes da linha Performa permitem ao agricultor trabalhar com faixas de aplicação à lanço mais amplas quando comparadas aos produtos convencionais. Além disso, facilitam a regulagem dos equipamentos e reduzem o risco de variações de doses do adubo dentro da faixa. Adicionalmente, o Performa é multinutrientes, ou seja, em cada grânulo há uma combinação balanceada de vários nutrientes, o que garante distribuição muito mais uniforme e homogênea na lavoura em aplicações à lanço.
3. A respeito da perda de nitrogênio no sistema, como esses novos fertilizantes podem contribuir para reduzir essas perdas (volatilização e lixiviação)?
Nutrientes susceptíveis a perdas exigem fertilizantes com alta tecnologia de liberação e, para um desenvolvimento completo, as plantas precisam de sincronismo entre a sua demanda e disponibilização dos nutrientes.
Com relação ao nitrogênio, a linha Performa possui características importantes e que garantem benefícios como facilidade do manejo da adubação e aumento de eficiência de uso deste nutriente tão dinâmico no solo e na planta. Nos Performa destinados às adubações de plantio, o nitrogênio presente nestes produtos se encontra na forma amoniacal (NH4+) que, além de ser a forma com menor chance de perdas por lixiviação no solo, ainda apresenta a vantagem de necessitar de menor gasto energético das plantas para absorção e utilização. No caso dos Performa destinados às adubações de cobertura, a Mosaic Fertilizantes se utiliza de uma fonte de nitrogênio estabilizada com inibidor de urease e com alta concentração, reduzindo a probabilidade de perdas de N por volatilização, proporcionado alto rendimento operacional a campo. E, sem dúvida, o aporte balanceado de outros nutrientes como enxofre, boro, magnésio, fósforo e potássio pelo Performa auxiliam no aumento da eficiência de uso do nitrogênio nas adubações.
4. Com relação a concentração de nutrientes, existem diferenças em comparação aos fertilizantes tradicionais?
A concentração de nutrientes é, sem dúvida, uma característica dos fertilizantes que favorece muito a otimização de custos com transporte, armazenagem, manejo e operacional a campo. Alguns fertilizantes tradicionais possuem alta concentração, mas geralmente, contém um ou dois nutrientes como é o caso da ureia, cloreto de potássio e MAP. A principal diferença do Performa, neste ponto, é de que a linha foi concebida com objetivo de aportar nutrientes com maior eficiência e de forma balanceada, de acordo com a necessidade das culturas e sem abrir mão da alta concentração e qualidade, como forma de otimizar as atividades de manejo e operacional no campo. Enquanto produtos convencionais como o MAP aporta apenas nitrogênio e fósforo ou KCl aporta apenas potássio em doses similares por área, o Performa pode fornecer várias combinações, contendo diversos nutrientes como nitrogênio, fósforo de alta disponibilidade, enxofre e boro, ambos em duas formas e com liberação imediata e gradual, magnésio de alta solubilidade e potássio em duas fontes diferentes e
complementares.
5. O uso de potássio em grandes quantidades pode causar efeito salino na linha de semeadura prejudicando a emergência da soja. De que forma a Linha Performa pode contribuir para mitigar esse efeito?
É comum nos depararmos com situações nas quais há necessidade do aporte de maiores quantidades de potássio no sulco de plantio, mas que, por questões do tipo de solo ou incertezas de clima no momento da semeadura, não se faz indicado o uso das fontes de potássio habitualmente utilizadas. Para resolver este problema o Performa traz uma solução inovadora da Mosaic Fertilizantes, que possui em um mesmo grânulo potássio, magnésio e enxofre de alta solubilidade e disponibilidade que, além de nutrir de forma eficiente as plantas, contribui para a redução dos problemas de emergência causados pelo efeito salino. Esta fonte exclusiva no Performa possui duas características muito importantes para as aplicações de potássio no sulco que são: ter um índice salino 2,6 vezes menor que o KCl, reduzindo a chance de “queima” das sementes; e não conter cloro na composição, favorecendo a emergência das plântulas e desenvolvimento radicular, também contribuindo para o estabelecimento da microbiota próxima às raízes.
6. Qual a interação desses novos fertilizantes com a acidez do solo, se tratando da disponibilidade de nutrientes para as plantas? Como interagem? Apresentam variação da disponibilidade em função do pH?
Não só para garantir o correto desenvolvimento das plantas, mas também para que fertilizantes de alta performance como o Performa possam entregar todo o potencial para as lavouras, a atenção à correção dos solos é indispensável. As tecnologias utilizadas na linha Performa foram desenvolvidas com o objetivo de aumentar a eficiência de uso dos nutrientes, garantindo que quando disponibilizados pelos fertilizantes, possam ser melhor assimilados e utilizados pelas plantas. E, para isso, é necessário manter o solo em faixas de pH em água entre 5,5 e 6,5. Esse efeito da acidez do solo é observado não só nas pesquisas, mas também nos mais de mil campos realizados anualmente pela Mosaic Fertilizantes em seus clientes, mostrando que em áreas com perfil de solo corrigido, tanto na camada superficial quanto em profundidade, a entrega de resultados dos produtos da linha Performa é sempre muito superior em relação às áreas com pH fora das faixas ideais.
7. A baixa disponibilidade de fertilizantes é algo discutido para a próxima safra, como a Mosaic Fertilizantes vem trabalhando com isso?
A Mosaic Fertilizantes irá atender às demandas de seus clientes, mas ressalta a importância do produtor fazer um trabalho de gestão responsável da lavoura e programe a compra de adubos. Frente aos desafios atuais e ao cenário futuro, se deixar a compra de insumo para última hora, o produtor pode ser impactado por gargalos logísticos nos portos brasileiros, resultantes da demanda acumulada, por exemplo. Não somente a disponibilidade deve ser avaliada pelo agricultor, mas também o prazo da janela de recepção e plantio. E é exatamente nesse momento que Mosaic Fertilizantes, possuindo toda uma estrutura robusta de portos, transportes e misturadores destaca-se na garantia de entrega e atendimento aos seus clientes.
8. Com relação ao custo de aquisição dos fertilizantes que compõe a linha Performa, há uma grande diferença em comparação a aquisição dos fertilizantes tradicionais NP-K? Quais os benefícios de adquirir os fertilizantes dessa nova linha?
O produtor que tem buscado aumentar a produtividade entende que quanto maior a expectativa de teto produtivo, maior é a necessidade e demanda pelas plantas pelos nutrientes corretos, na dose correta, no momento correto e no local correto. Por algum tempo a aplicação dos fertilizantes tradicionais N-P-K atenderam a demanda nutricional da maioria das culturas e nas diversas regiões do Brasil, mas temos visto que isto tem mudado e de forma muito rápida, principalmente, não só pelo incremento de produtividade das culturas como também pela busca de sistemas de produção mais sustentáveis, que precisam focar em aumento de qualidade da produção e redução de riscos. No momento em que o produtor chega neste nível do “ajuste fino” da produção, soluções como o Performa são um caminho eficiente, confiável e comprovado para a adubação. Temos observado e medido, ao longo de mais de 15 anos trabalhando com novas tecnologias e produtos, que investir em produtos de alta eficiência e desempenho como o Performa gera retornos ao agricultor, na forma de maior produtividade e qualidade da produção, de 2 a 3 vezes o valor inicial investido. E mais do que isso, a utilização do Performa traz maior previsibilidade, segurança e tranquilidade ao produtor mesmo em cenários de clima e mercado adversos.
Fonte: Equipe Mais Soja
Foto de capa: Divulgação Mosaic Fertilizantes
Tenho dúvidas quanto a dose.
Na recomendação há diferença de dose entre adubo tradicional e o adubo liberação gradual?
Tenho dúvidas quanto a dose.
Na recomendação há diferença de dose entre adubo tradicional e o adubo liberação gradual?
Não foi respondido.