InícioDestaqueFim do La Niña? Começo do El Niño?

Fim do La Niña? Começo do El Niño?

Após três anos consecutivos sobre influência do fenômeno La Niña, o Rio Grande do Sul passa a registrar condições de Neutralidade. Nas últimas safras, a baixa disponibilidade hídrica em função do impacto do La Niña prejudicou o crescimento e desenvolvimento de grande parte das culturas agrícolas de verão no Sul do Brasil.

Atualmente, mesmo sob condições ne Neutralidade, os prognósticos climáticos indicam uma tendencia de ocorrência do fenômeno El Niño, com fortalecimento nos meses de Junho e Julho. Caso as previsões se concretizem, são esperados volumes de chuva acima da média para Rio Grande do Sul, alterando o regime hídrico da região.

Figura 1. Condições de temperatura da superfície do mar.

Fonte: RTC – Rede Técnica Cooperativa

Além dos prognósticos climáticos, o Clima Cast – RTC traz atualizações das previsões de tempo para os próximos 15 dias para o Rio Grande do Sul. Segundo previsões do Climatempo, para a região Noroeste do Estado, são esperados volumes acumulados de precipitação próximos a 75 mm para São Luiz Gonzaga, 76 mm para Santa Rosa e 73 mm pra Campo Novo.

No Planalto gaúcho, são esperados aproximadamente 56 mm para Água Santa, 55 mm para Sarandi, Não-Me-Toque e Ibirubá. No Noroeste-Centro, o volume de chuvas esperado para os próximos 15 dias para Panambi é de 58 mm, já para Cruz Alta, espera-se um volume acumulado de 66 mm, enquanto para Tupanciretã, as previsões indicam chuvas totalizando cerca de 78 mm e 77 mm para Júlio de Castilhos.

No Centro-Sul do RS, são esperados 69 mm para São Sepé, 92 mm para Caçapava do Sul, 96 mm para Bagé e 61 mm para Arroio Grande. Confira abaixo os prognósticos climáticos e previsões do tempo para os próximos 15 dias para sua região de cultivo.


Inscreva-se agora no Canal Rede Técnica Cooperativa – RTC clicando aqui!



Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares