De acordo com informações da Rural Clima, o final de semana foi marcado por temperaturas negativas e geadas na Região Sul do Brasil.
A meteorologista Ludmila Camparotto informa que, na madrugada de sábado (29), a temperatura mínima ficou em 3,5 graus negativos em General Carneiro, no Paraná. Em outras cidades do estado, fez 0,7 grau em Francisco Beltrão, 0,5 grau em Pato Branco, 0,6 grau em Pinhais e 0,1 grau em União da Vitória, com registros de geadas.
Na madrugada de domingo (30), houve um frio intenso em Santa Catarina, com 7,2 graus negativos em Urupema, 5,6 graus negativos em São Joaquim, 5,3 graus negativos em Ubirici e 3 graus negativos em Fraiburgo.
Na madrugada de hoje (1), as temperaturas mínimas também foram bastante baixas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Paraná, com marcas negativas em algumas áreas dos três estados, potencializando a ocorrência de geadas.
De acordo com Ludmila, nas regiões de milho safrinha, as temperaturas mínimas ao longo dos três dias ficaram entre 5 e 6 graus. Pode ter havido algum registro de geadas, mas de forma pontual.
Para o trigo pode ter havido geadas nas áreas de cultivo nos estados da Região Sul, mas na fase inicial de desenvolvimento não há maiores riscos para as lavouras, uma vez que as chuvas atrasaram o começo do plantio. Ela acrescenta que, para o cereal, o período mais crítico em termos de frio para as lavouras será na segunda quinzena de agosto.
Já nas áreas de café, o frio não chegou a ser tão intenso a ponto de trazer riscos ao desenvolvimento das lavouras.
Autor/Fonte: Arno Baasch / Safras News