Os efeitos de fitotoxicidade em plantas são muito frequentes na cultura da soja, principalmente após a aplicação de determinados defensivos agrícolas sob condições ambientais inadequadas (estresses). Entretanto, relatos de sintomas de fitotoxicidade na cultura do trigo também vem sendo observados, principalmente após o banimento do Paraquat do Brasil. Os sintomas observados em trigo consistem em deformações e marcas avermelhadas em plântulas de trigo, especialmente em semeaduras recentes, com menos de 30 dias (Embrapa, 2021).

Figura 1. Sintomas de fitotoxicidade em trigo.

Fonte: Embrapa (2021)

Estudos desenvolvidos pela Embrapa demonstram que na maioria dos casos, os sintomas observados nas plantas de trigo no início do desenvolvimento, são resultantes da fitotoxicidade causada pelos herbicidas inibidores da ACCase aplicados na dessecação pré-semeadura do trigo. Como alternativa para substituir o Paraquat, os produtores têm utilizado herbicidas inibidores da enzima ACCase (Acetyl-CoA carboxylase), tais como Clethodim, Tepraloxydim, Sethoxydim, Haloxyfop, Fluazifop e Quizalofop, para controle do azevém na dessecação pré-semeadura do trigo e de outros cereais de inverno (Embrapa, 2021).

O que ocorre, é que esses herbicidas apresentam efeito residual no solo, capaz de afetar espécies gramíneas cultivadas em sequência a aplicação. Dentre os fatores que afetam a duração desse efeito residual, podemos destacar a dose do herbicida, a textura do solo, teor de matéria orgânica e umidade.



No geral, recomenda-se que a semeadura do trigo só ocorra após a degradação do herbicida no solo para evitar a fitotoxicidade no trigo em início do desenvolvimento. O tempo necessário para que ocorra a degradação desses herbicidas no solo é de aproximadamente 7 dias para os herbicidas “dims” como exemplo o Clethodim, e cerca de 14 dias para os herbicidas “fops” como o Haloxyfop. Também é desejável que durante esse período, tenha-se a ocorrência de chuva com volume acima de 15 mm para favorecer a dissipação e degradação desses herbicidas (Embrapa, 2021).

Conforme recomendações da Embrapa, para evitar a ocorrência de fitotoxicidade no trigo em função do uso dos herbicidas inibidores da ACCase, deve-se respeitar o período entre aplicação do herbicida e semeadura do trigo de 7 dias para os herbicidas “dims” e de 14 dias para os herbicidas “fops”.


Veja mais: Fitotoxicidade por fungicidas é agravada em períodos de estiagem?



Referências:

EMBRAPA. FITOTOXICIDADE DE HERBICIDAS INIBIDORES DA ACCase APLICADOS NA DESSECAÇÃO PRÉSEMEADURA DA CULTURA DO TRIGO. Embrapa, Nota Técnica, 2021. Disponível em: < https://www.embrapa.br/documents/1355291/63371925/Fitotoxicidade+de+herbicidas+inibidores+da+ACCase+aplicados+na+desseca%C3%A7%C3%A3o+pr%C3%A9-semeadura+da+cultura+do+trigo/ee6483c6-51b9-13dc-33cc-f35dc61fe8c5 >, acesso em: 26/05/2023.

Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.