A expectativa de chuva prevista para o Rio Grande do Sul neste início da semana não se confirmou, de acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima. Segundo o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, a frente fria perdeu força, avançando rápido pelo Rio Grande do Sul, e não há mais chance de chuvas. “Até pode chover alguma coisa, mas de forma pontual e irregular, o mesmo valendo para o Paraguai”, alerta.

Santos destaca que o sistema avançou rapidamente para a região Sudeste e a frente fria está sobre o Atlântico, podendo trazer chuvas entre amanhã e quarta-feira para Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, parte de São Paulo, Mato Grosso do Sul e do Paraná. “É preciso destacar que as chuvas no Paraná, parte de São Paulo e Mato Grosso do Sul tender a ser fracas e pontuais apenas”, ressalta.

A frente fria deve subir ainda mais nos próximos dias e deve se posicionar sobre a Região Norte do Brasil, favorecendo chuvas, até mesmo acima da média. “Os modelos indicam chuvas para a Bolívia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e até mesmo para o interior do Nordeste, com bons volumes também no Pará”, disse. Para o Paraná, Mato Grosso do Sul, parte de São Paulo, Santa Catarina Rio Grande do Sul e parte da Argentina, por outro lado, deve haver chuvas abaixo da média, com déficit hídrico.

Ainda conforme Santos, as chuvas devem voltar com melhor intensidade ao Sul do Brasil somente nos últimos dez dias de dezembro e no verão, com o aquecimento da temperatura do Atlântico. Assim, no Rio Grande do Sul, haverá problemas para o milho e a soja deve ficar mais na “berlinda”, com condições razoáveis de clima ao desenvolvimento.

Fonte: Agência Safras



 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.