Diesel tem características higroscópicas: uma grande facilidade para absorção de água, que é extremamente prejudicial para os motores dos equipamentos agrícolas, pois gera corrosão nas bombas de combustível, sistema de injeção, bicos injetores, válvulas e componentes em geral do sistema de alimentação do motor.

Porém, segundo pesquisa desenvolvida pelo Departamento de Engenharia Metalúrgica da Escola de Engenharia da UFRS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) essa corrosão não é devida a qualidade do óleo diesel, mas causada pela água presente no combustível, além das condições do armazenamento, que proporciona ataque microbiológico mais intenso, aumentando a quantidade de sedimentos.

Quando armazenado em tambores de menor capacidade, o recomendado é instalar uma torneira no lado mais baixo, para realizar a limpeza do tanque, e uma torneira no ponto mais alto, que será a fonte para abastecimento. “É importante não deixar o combustível parado no tanque do trator. Indicamos que esse óleo seja consumido com regularidade, pois quando inativo se deteriora. Ao final de um dia de trabalho, é preciso reabastecer a máquina para evitar o processo de condensação e manter o tanque de combustível do trator vedado com a tampa original, impedindo a entrada de poeira ou contaminação”, reforça Neris.

Fonte: Portal da Agrishow Digital

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