Embora não seja considerado um corretivo com a capacidade de elevar o pH do solo, por possuir maior solubilidade em comparação ao calcário, o gesso agrícola atua como fonte de Cálcio e Enxofre, além de ser considerado um bom condicionador do solo, promovendo melhor ambiente para o crescimento e desenvolvimento radicular das plantas, podendo alcançar camadas mais profundas do solo.
De acordo com Sousa; Lobato; Rein (2005), a utilização do gesso agrícola pode, inclusive, melhorar a distribuição de raízes das plantas no perfil do solo, contribuindo para o aumento do volume de solo explorado, água a nutrientes. O gesso agrícola normalmente é um subproduto da fabricação de ácido fosfórico, e apresenta em média, 15% de Enxofre (S) e 18% de Cálcio (Ca) em sua composição, atuando como fonte desses nutrientes, além de reduzir a toxidez por Al3+ em subsuperfície (Embrapa, 2010).
Gesso agrícola e o estresse hídrico
Além de atuar como fonte de Enxofre e Cálcio para a planta, conforme analisado por Santos et al. (2017), o gesso agrícola favorece a distribuição de raízes no perfil do solo (figura 1), melhorando características da planta como comprimento de raízes, o que pode ser uma característica importante sob condições de estresse hídrico por déficit hídrico, para a manutenção do potencial produtivo da soja.
Figura 1.comprimento de raíz (cm cm³) em cinco camadas de solo, com escarificação e em Sistema Plantio Direto (SPD) contínuo, com e sem a aplicação de gesso agrícola em um Latossolo Vermelho Distrófico, Londrina, PR.
Resultados similares comprovando a melhor distribuição de raízes no perfil do solo em função da utilização do gesso agrícola também foram obtidos por Sousa; Lobato; Rein (2005). A melhor distribuição de raízes das plantas no perfil do solo proporciona às plantas, o melhor aproveitamento do volume de água do solo, sob condições de veranico (figura 2). Contudo, vale destacar que para resultados similares, não deve haver impedimento físico ao crescimento radicular no perfil do solo (compactação do solo).
Figura 2. Utilização relativa da lâmina de água disponível no perfil de um Latossolo Argiloso pela cultura do milho, depois de um veranico de 25 dias, por ocasião do lançamento de espigas, para tratamentos sem aplicação e com aplicação de gesso agrícola.
Respostas de produtividade da soja
Considerando que o gesso agrícola atua como condicionador da estrutura do solo, além de reduzir a saturação por alumínio e aumentar os teores de Cálcio e Enxofre no solo, é esperado que respostas positivas de produtividade sejam obtidas em função da aplicação do gesso agrícola, em solos sem limitações nutricionais e/ou sem impedimento químico ou físico.
Avaliando o desempenho da soja sob diferentes doses de gesso agrícola, Ascari & Mendes (2017) observaram respostas positivas da produtividade em função da adição de gesso agrícola no solo, até a dose de 2 t ha-1 (figura 3).
Figura 3. Produtividade de soja em função de doses de gesso agrícola aplicado na superfície do solo.
De acordo com os resultados obtidos por Ascari & Mendes (2017), para as condições do presente estudo, sem limitações químicas ou físicas do solo, a maior resposta produtiva da soja a aplicação do gesso agrícola foi obtida com o uso de 2 t ha-1 de gesso. No entanto, vale destacar que as repostas de produtividade podem variar de acordo com as condições químicas e físicas do solo.
Em suma, pode-se concluir que a aplicação do gesso agrícola contribui para a melhoria da distribuição das raízes no perfil do solo, bem como aumento da produtividade da soja, entretanto, vale destacar que o gesso agrícola não possui a capacidade de neutralizar a acidez do solo, sendo necessário para isso, realizar a calagem.
Veja mais: Gesso agrícola: Quando aplicar ?
Referências:
ASCARI, J. P.; MENDES, I. R. N. DESENVOLVIMENTO AGRONÔMICO E PRODUTIVO DA SOJA SOB DIFERENTES DOSES DE GESSO AGRÍCOLA. Revista Agrogeoambiental, Pouso Alegre, v. 9, n. 4, dez. 2017. Disponível em: < https://agrogeoambiental.ifsuldeminas.edu.br/index.php/Agrogeoambiental/article/view/1014 >,a cesso em: 07/11/2024.
EMBRAPA. PRODUTORES DEVEM FICAM ATENTOS AO USO DO GESSO AGRÍCOLA. EMBRAPA, NEWS, 2010. Disponível em: < https://www.embrapa.br/en/busca-de-noticias/-/noticia/18119102/produtores-devem-ficar-atentos-ao-uso-do-gesso-agricola >, acesso em: 07/11/2024.
SOUSA, D. M. G.; LOBATO, E.; REIN, T. A. USO DO GESSO AGRÍCOLA NOS SOLOS DO CERRADO. Embrapa, Circular Técnica, n. 32, 2005. Disponível em: < https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/568533/1/cirtec32.pdf >, acesso em: 07/11/2024.
Foto de capa: Embrapa