InícioDestaqueGoverno busca recursos extras para o retorno dos financiamentos do Plano Safra,...

Governo busca recursos extras para o retorno dos financiamentos do Plano Safra, afirma ministra Tereza Cristina

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, enviou nota aos senadores e lideranças do cooperativismo e do setor agropecuário, que participaram da audiência pública do Senado Federal, na manhã de quinta-feira (10/02), na Casa Paraná Cooperativo, no Show Rural Coopavel. “É muito bom que sejam realizadas audiências públicas num evento como este, para aproximar o Parlamento da produção agropecuária”, disse. De acordo com a ministra, a interrupção nas contratações de financiamentos do Plano Safra será “temporária”. “O governo está remanejando valores entre as próprias linhas de financiamento do Plano Safra atual e deve solicitar ao Congresso Nacional recursos extras de mais de R$ 3 bilhões para o orçamento da União que permitam, tanto o retorno das contratações do crédito rural, quanto as medidas para socorrer os agricultores e pecuaristas atingidos pela atingidos pela seca na região Sul e excesso de chuvas em outras regiões”, afirmou, em nota.

Nota – Confira a íntegra da nota da ministra Tereza Cristina:

“Estou muito feliz com o retorno das feiras agropecuárias em “modo presencial”. Sei da importância desses eventos para nossos agricultores. Atualmente, o uso de tecnologia é indispensável para que os produtores tenham bons resultados em sua atividade. Aumento da produtividade, melhor gestão da propriedade, mais qualidade dos produtos, redução de custos são alguns dos benefícios que a tecnologia proporciona. Mais recentemente, inclusive, com o advento da agricultura de precisão as possibilidades são inúmeras e as novidades aparecem a todo momento.

As feiras reúnem produtores de máquinas e equipamentos, fornecedores de insumos e provedores de serviços fundamentais para a produção. Em um evento como esse da Coopavel, os produtores podem tomar contato com as novidades, conhecer de perto, tirar suas dúvidas, para, quem sabe, adquirir o que precisarem. Com isso essas feiras têm crescido muito e movimentam dezenas de bilhões de reais por ano no Brasil! Esse evento promovido pela Coopavel, já bastante tradicional, marca o início das feiras agropecuárias do nosso calendário. Faço votos de neste ano voltemos à normalidade, possamos realizar grandes eventos e que os agricultores, que afinal, são quem movimenta as feiras e a razão de sua existência, tenham bons resultados.

A propósito, agora, dos problemas com a estiagem e do crédito rural. Em primeiro lugar, quero destacar que essa interrupção nas contratações de financiamentos do Plano Safra é temporária!

Para esclarecer: a Secretaria do Tesouro Nacional, que cuida dos recursos do Estado brasileiro, enviou uma comunicação às instituições financeiras que operam com o crédito rural determinando a suspensão, até o final de fevereiro, de novas contratações de financiamentos subvencionados.

O governo está remanejando valores entre as próprias linhas de financiamento do Plano Safra atual e deve solicitar ao Congresso Nacional recursos extras de mais de R$ 3 bilhões para o orçamento da União que permitam, tanto o retorno das contratações do crédito rural, quanto as medidas para socorrer os agricultores e pecuaristas atingidos pela atingidos pela seca na região Sul e excesso de chuvas em outras regiões.

É muito bom que sejam realizadas audiências públicas num evento como este, para aproximar o parlamento da produção agropecuária. Infelizmente não pude comparecer pessoalmente! Parabenizo a iniciativa e agradeço ao Presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado pelo convite.

Fonte: Disponível no Portal do sistema Ocepar

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares