O Secretário de Governo do Agronegócio, Luis Miguel Etchevehere, encabeça uma nova missão bilateral na República Popular da China nos dias 24 e 25 de abril, onde se reunirá com as principais autoridades do país asiático em questões agroindustriais.
“Acreditamos que a Argentina ainda tem espaço significativo para o progresso em todo o comércio agroindustrial, aumentando o seu papel como um fornecedor confiável de alimentos para a China. Nós sabemos que a China está abrindo seu mercado às importações agrícolas de melhor qualidade, e é É por isso que consideramos que ainda há espaço para aumentar o relacionamento comercial “, disse Etchevehere no início de sua turnê.
A agenda do Secretário prevê reuniões com o Vice-Ministro da Administração de Alimentos e Reserva Estratégica da China, HAN Weijiang; o Ministro da Agricultura e Assuntos Rurais, HAN Changfu; e o vice-ministro das Alfândegas, LI Guo.
Também ira vai abrir a ” Sessão de diálogo sobre farelo de soja da Argentina e China” seminário (organizado pela Embaixada da Argentina em Pequim, a Administração de Alimentos e Estratégico e CIARA Reserve) e falar no Fórum de Cooperação II “Uma rota” para discutir os avanços na agenda de cooperação agroindustrial e os próximos desafios da relação argentino-chinesa.
No marco da abertura do seminário sobre farelo de soja, Etchevehere enfatizará a liderança Argentina na produção de grãos. Sobre isso, o governo argentino estima em 55,9 milhões de toneladas para a safra atual, o que representa um aumento de 48% ao ano, e com exportações em 2018 para 13,576 milhões de dólares de todo o complexo de soja.
Além disso, destacou a farinha de soja Argentina, um dos principais produtos de exportação do país e, atualmente, atendem a mais de 50 países em todo o mundo, incluindo destinos com os mais altos padrões de qualidade, como a União Europeia .
Como parte da turnê asiática, o secretário também terá uma reunião com o vice-premiê Hu Chunhua, para analisar o progresso em relação às negociações em andamento.
A delegação argentina será integrada pelo Assessor Agrícola da China, Hernán Viola; o coordenador do Módulo INTA Bird Nutrition, Bernardo Iglesias; o Presidente da Câmara da Indústria do Petróleo (Ciara) e do Centro de Exportadores de Cereais (CEC), Gustavo Idígoras; representantes da Associação Argentina de Gorduras e Óleos (ASAGA); Louis Dreyfus Company; Oleaginosas Moreno e Glencore.
Comércio bilateral com a China
Durante o ano de 2018, as exportações totais para este destino atingiram US $ 3.478 milhões, dos quais mais de 86% correspondem ao setor agroindustrial.
A Argentina ocupa o 13º lugar entre os fornecedores agroindustriais da China. Os principais produtos exportados são: soja, com 42% do total exportado agroindustrial; carne bovina desossada congelada, 28%; camarão e gambas, 11%.
Fonte: Ministério da Agroindústria Argentino