Os nematoides tem se destacado como uma preocupante praga de cultivos anuais como soja e milho. Os danos ocasionados as culturas agrícolas vão desde mau crescimento e desenvolvimento de plantas até a redução do estande da lavoura, representando perdas significativas na produtividade das culturas. Os sintomas podem ser observados em reboleiras ou grandes extensões, podendo causar murcha das plantas em períodos quentes do dia em decorrência dos danos ocasionados no sistema radicular das culturas.

Figura 1. Área de soja afetada pelo nematoide-das-lesões. 

Os nematoides de galha (Meloidogyne incógnita e Meloidogyne javanica), assim como o nematoides das lesões radiculares (Pratylenchus brachyurus) são as principais espécies de nematoides fitopatogênicos de ocorrência nas lavouras brasileiras. Diferentemente da soja, o milho apresenta certa resistência a esses nematoides, sendo que algumas cultivares apresentam como característica a interferência na reprodução da praga, contribuindo para a diminuição da população de nematoides do solo.



Visando caracterizar a reação de híbridos de milho comumente utilizados na rotação e/ou sucessão de cultivos com a soja, ao fator de reprodução dos nematoides anteriormente citados, a Embrapa em parceria com a Aprosoja-MT tem conduzido um estudo que auxilia o produtor e técnico na escolha do hibrido mais adequado para cultivo em áreas infestadas por nematoides. Os resultados da primeira etapa do estudo pode ser visualizada na tabela 1. Confira a cartilha completa clicado aqui!!!

Tabela 1. Reação de genótipos de milho aos nematoides de acordo com o fator de reprodução (FR).

Fonte: Embrapa Soja (2020).

 

Confira o curso que a Equipe Mais Soja preparou pra você sobre Comercialização de grãos e veja como aumentar sua lucratividade clicando aqui!!!

 

Referências:

EMBRAPA SOJA. MANEJO DE NEMATÓIDES DA SOJA: ESCOLHA O MILHO CERTO! Embrapa, Publicações, 2020. Disponível em: <https://www.embrapa.br/en/soja/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1123801/manejo-de-nematoides-da-soja-escolha-o-milho-certo>, acesso em: 17/07/2020.

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.