InícioDestaqueHormônios Vegetais, o que são e qual a importância?

Hormônios Vegetais, o que são e qual a importância?

O bom crescimento e desenvolvimento de uma planta depende de inúmeros fatores os quais podem interferir direta ou indiretamente nesses processos. Além de adequada disponibilidade de água, nutrientes e radiação solar, uma planta necessitar estar em equilíbrio hormonal para que seu processo de crescimento e desenvolvimento não seja prejudicado.

Por definição, o hormônio vegetal, também conhecido como  fitormônio é uma substância química biologicamente ativa, produzida por uma planta que, em baixas concentrações  regula determinados processos fisiológicos,  além de determinar alguns processos bioquímicos e metabólicos.

Esses hormônios, são, portanto, substâncias naturais produzidas pelo próprio vegetal, enquanto os termos, regulador de crescimento ou regulador vegetal são empregados para todas as substâncias, naturais (produzidas por fungos, por exemplo) ou artificiais, que possuem efeito no crescimento e desenvolvimento das plantas (Melo, 2002).

Principais hormônios vegetais

Conforme destacado por Melo (2002), os principais hormônios vegetais conhecidos são as Auxinas, Citocininas, Giberelinas, Ácido Abscísico e Etileno. No entanto, novas classes de substâncias reguladoras do crescimento têm despertado interesse, tais como o brassinosteróides, salicilatos, jasmonatos e poliaminas. Quando essas substâncias são produzidas artificialmente, são denominadas reguladores vegetais, como as auxinas sintéticas, giberelinas, citocininas, etileno, retardadores do crescimento e estimulantes vegetais (Dias, 2020).

Os hormônios notadamente promotores do crescimento vegetal são as auxinas, citocininas e giberelinas, enquanto ácido abscísico e etileno reduzem ou inibem o desenvolvimento por diferentes processos, sendo o fechamento estomático promovido pelo ácido abscísico e a senescência precoce decorrente da produção de etileno em níveis supra ótimos os principais limitantes para a manutenção da fotossíntese e do potencial produtivo (Freschi & Magalhães Filho).



Esses hormônios são essenciais para o bom crescimento e desenvolvimento vegetal, e indispensáveis para a indução de processos fisiológicos na planta, inclusive em situações de estresse vegetal, onde podem ser empregados de como ferramentas para redução dos efeitos negativos ocasionados pelos estresses.

Além disso, a quantidade requerida desses hormônios pelas plantas pode variar de acordo com o estádio de desenvolvimento e exigências da cultura, sendo essencial determinar esses períodos para melhor manejo hormonal da lavoura, levando em consideração não só a quantidade desses hormônios, mas também os fatores que influenciam em sua produção,  tais como nutrientes chaves. Normalmente, os fitormônios são efetivos e requeridos em quantidades extremamente pequenas.

Figura 1. Níveis Hormonais da planta em função da etapa de desenvolvimento.
Fonte: Rafael Rosolen T. Zafred

Tendo em vista a importância desses hormônios vegetais no crescimento e desenvolvimento das plantas, e sua relação com a produtividade das culturas, a equipe Mais Soja preparou para você um novo curso sobre fisiologia vegetal, onde esse e outros temas são abordados. Fisiologia em Soja: Do básico ao aplicável, sem complicações, é um curso ministrado pelo Prof. Dr. Felipe Ricachenevsky, referência na área da biologia e fisiologia vegetal.

Não perca essa oportunidade de aprender com quem conhece o assunto, de forma prática e aplicável. Saiba mais clicando aqui!


Veja mais: Importância dos hormônios vegetais no crescimento e desenvolvimento das plantas



Referências:

DIAS, J. P. T. HORMÔNIOS E REGULADORES VEGETAIS: CONCEITOS, GRUPOS E USOS. 2020. Disponível em: < https://editora.uemg.br/images/livros-pdf/catalogo-2020/Usos_e_aplicacoes/2020_usos_e_aplicacoes_cap1.pdf >, acesso em: 15/05/2024.

FRESCHI, J.; MAGALHÃES FILHO, J. R. O PODER DOS HORMÔNIOS VEGETAIS EM MODULAR O DESENVOLVIMENTO DA PLANTA. STOLLER. Disponível em: < https://www.stoller.com.br/o-poder-dos-hormonios-vegetais-em-modular-o-desenvolvimento-da-planta/?gclid=Cj0KCQjwh_eFBhDZARIsALHjIKeNV-nH2ImSTM-3Fadb-w8C5ANDt0wYP2DdKqoA5VPJnOh6RWrA3-gaAuADEALw_wcB >, acesso em: 07/06/2021.

MELO, N. F. INTRODUÇÃO AOS HORMÔNIOS E REGULADORES DE CRESCIMENTO VEGETAL. Embrapa, Semi-Árido, 2002. Disponível em: < https://www.embrapa.br/en/busca-de-publicacoes/-/publicacao/135451/introducao-aos-hormonios-e-reguladores-de-crescimento-vegetal >, acesso em: 07/06/2021.

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares