InícioDestaqueImea consolidou a área de soja para a safra 21/22 em MT

Imea consolidou a área de soja para a safra 21/22 em MT

O Imea consolidou a área de soja para a safra 21/22 em MT, e os dados apontaram um incremento significativo ante ao que havia sido estimado. Após a validação das áreas através de sensoriamento remoto, o indicador foi consolidado em 11,48 milhões de ha, alta de 5,13% ante ao relatório anterior e 9,66% em relação ao observado na safra passada, reflexo da valorização dos preços e da demanda aquecida.

Entre as regiões do estado, destacam-se a norte e a noroeste, que apresentaram os maiores incrementos ante a safra anterior. As regiões em questão têm como característica a pecuária, no entanto, a maior competitividade da soja favoreceu a conversão de pastagem em agricultura na última safra.

Por fim, com a manutenção da produtividade já firmada no estado em 59,33 sc/ha, a produção de soja ficou consolidada em 40,85 milhões de toneladas, alta de 13,32% ante a safra passada. Relatório completo aqui.

Confira agora os principais destaques do boletim:

  • Desvaloriza: a maior disponibilidade da soja no mercado, pressionou o preço disponível em MT, que desvalorizou 1,07% no comparativo semanal.
  • Contrato corrente: o contrato corrente de soja em Chicago apresentou valorização de 1,38% no comparativo semanal, devido ao atraso na semeadura da oleaginosa nos EUA.
  • Soja nacional: em função da maior oferta no cenário nacional, o preço da saca de soja no Brasil registrou queda de 0,16%, ante a semana passada.

A segunda estimativa de safra de soja para a temporada 22/23 em Mato Grosso, trouxe mais um incremento nas expectativas de área e de produção.

Desse modo, a projeção para a área que será semeada ficou estimada em 11,81 milhões de ha, aumento de 2,92% ante a safra 21/22, pautado pela valorização do preço da oleaginosa nos últimos anos, a demanda aquecida no mercado e o cenário favorável para as cotações dos subprodutos.

Entre as regiões, com a maior competividade da soja foi é observada uma grande conversão de áreas de pastagens em agricultura, principalmente nas regiões norte e nordeste, que apresentaram expectativa de aumento de 86,70 mil ha e 78,37 mil ha, respectivamente, frente à temporada anterior.

No que tange à produtividade, a estimativa inicial está em 58,58 sc/ha, indicando um recuo de 1,26% em relação aos rendimentos da safra 21/22.

Por fim, a projeção de produção da safra 22/23 foi ampliada para 41,51 milhões de toneladas de soja, representando uma alta de 1,62% ante a temporada passada. Para saber mais, acesse aqui.

Fonte: IMEA

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares