A calagem ou correção da acidez do solo é responsável pela melhoria das condições químicas do solo, sendo importante para a disponibilidade do calcário no solo, fornecendo cálcio e magnésio para as plantas e neutralizar a acidez. Dessa forma, a correção da acidez é uma atividade fundamental para o sucesso das culturas, dominadas por solos de baixa fertilidade, elevada acidez e altos níveis de alumínio tóxico.

Quando a acidez estiver elevada, afeta a disponibilidade dos nutrientes. Com exceção dos micronutrientes catiônicos (ferro, cobre, manganês e zinco), todos os demais nutrientes importantes para a planta têm sua disponibilidade reduzida em baixos pHs.

Veja, na figura abaixo, como ocorre, na prática, a disponibilidade de nutrientes no solo com a elevação do pH.

Figura 1. Relação entre pH e disponibilidade de nutrientes no solo.

Embrapa (2013).
Quer saber mais sobre solos? Seu maior aliado na produção! Confira nosso curso on line com 05 professores...
Quer saber mais sobre solos? Seu maior aliado na produção! Confira nosso curso on line com 05 professores…

A acidez do solo é corrigida através da incorporação de sais, principalmente os carbonatos, fornecendo hidroxilas (OH) para a neutralização do pH e precipitação do alumínio tóxico. A calagem fornece, ainda, cálcio e magnésio para o solo, aumentando a sua participação no complexo de troca.

Em solos dominados pelas argilas de baixa atividade (caulinitas e óxidos e hidróxidos de ferro e alumínio), a calagem promove a dissociação de grupamentos OH na superfície das argilas e da matéria orgânica do solo, aumenta a sua CTC e bloqueia sítios de adsorção específica de fósforo.

A origem da acidez do solo se deu nos processos pedológicos que por milhões de anos atuaram sobre sua matriz, lixiviando as bases e concentrando o alumínio trocável. Esses processos atuam em escala geológica de tempo, o que os tornam praticamente estáveis se considerarmos a escala de tempo dos cultivos agrícolas ou das atividades humanas como um todo.

Sendo assim, uma vez corrigidos os solos, os processos que provocariam a sua acidificação são: a exportação de bases pelas plantas, a produção e exsudação de ácidos orgânicos pelas raízes, a decomposição da matéria orgânica do solo e a aplicação de fertilizantes de reação ácida (como o sulfato de amônio). Esses processos causam acidificação gradual dos solos, o que exige um acompanhamento constante, para evitar perdas de produtividade.

Para saber mais,acesse o material da Fundação MS clicando aqui.

Elaboração: Engenheira Agrônoma Andréia Procedi – Equipe Mais Soja.

Arte do gráfico do PH x nutrientes: Fundação MS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.