Produtividade da soja

A produtividade da soja é uma variável complexa, que pode ser influenciada direta ou indiretamente por diversos fatores, tais como genética da cultivar, disponibilidade hídrica, nutrição, disponibilidade de radiação, incidência de pragas, doenças e plantas daninhas, entre outros fatores. A produtividade da soja é composta por componentes primários e secundários, como número de plantas por área, número de legumes por planta, número de grãos por legume, peso de mil grãos, altura de planta e número de nós (Zanon et al., 2018).

Considerando que o sistema radicular da soja é o principal responsável pela absorção de água e nutrientes pela planta, e que a disponibilidade hídrica e nutricional são condicionantes da produtividade, deduz-se que há uma relação entre produtividade e sistema radicular da soja. Os principais fatores responsáveis por limitar o sistema radicular da soja são o impedimento químico e o impedimento físico do solo, causados respectivamente pela acidez e compactação do solo.

Compactação e as raízes da soja

Conforme observado por Cardoso et al. (2006), a compactação do solo (medida pela resistência do solo à penetração), afeta diretamente o volume de raízes da soja, havendo o decrescimento do volume radicular a medida em que há o aumento da densidade do solo (resistência à penetração).

Figura 1. Correlação entre o volume de raízes de soja (cm cm-3) e a resistência do solo à penetração (MPa), na profundidade de 5–15 cm no sistema de plantio direto compactado (SPDC), para as cultivares Embrapa-4 (Δ) e BR-16(●).
Adaptado: Cardoso et al. (2006)

A redução do volume de raízes impacta diretamente a absorção de água a nutrientes pela planta, restringido a camada de solo explorada pelo sistema radicular, e, consequentemente, sua capacidade de absorção. Corroborando a afirmativa, um estudo desenvolvido por Girardello et al. (2014), demonstra que a produtividade da soja está diretamente relacionada com a compactação do solo (resistência à penetração), havendo um decréscimo da produtividade a medida em que a o aumento da densidade do solo (figura 2).


undefined

Figura 2. Produtividade da soja em função da resistência da penetração, determinada após o manejo da cultura de cobertura.
Fonte: Girardello et al. (2014)
Redução das raízes e da produtividade

Resultados similares foram observados por Debiasi et al. (2015), onde os autores analisando o desenvolvimento radicular e produtividade da soja em função do estado de compactação do solo, demonstram que elevadas densidades do solo não só reduzem o crescimento radicular da soja (figura 3), como também reduzem significativamente a produtividade da cultura, fato que pode ser explicado pelo menor volume de raízes e também menor infiltração de água nos solos compactados.

Figura 3. Área (a), comprimento (b) e massa seca (c) de raízes da soja (BRS 359 RR) na camada de 0-20 cm, em função da resistência mecânica à penetração (RP) de um Latossolo Vermelho muito argiloso, determinada na capacidade de campo.
Fonte: Debiasi et al. (2015)

Corroborando os resultados anteriores, um estudo conduzido por Savioli et al. (2021), demonstra que variáveis como comprimento de raízes, massa e diâmetro de raízes são influenciadas pelo aumento da densidade do solo. Em conjunto com essas variáveis, a produtividade da soja é afetada pelo aumento da compactação.

Os autores destacam que sob condições menos densas de solo, além de maiores valores das variáveis relacionadas as raízes da planta, pode-se observar maiores valores de produtividade da soja, podendo ser determinada uma relação linear para densidade do solo e massa de raízes (Figura 4), bem como para densidade do solo e massa de grãos (figura 5).

Figura 4. Regressão linear simples de comprimento da raiz em função da densidade do solo (1,1; 1,2; 1,3; 1,4 e 1,5g cm-3).
Fonte: Savioli et al. (2021)
Figura 5. Regressão  linear  simples de  massa  seca  de  grãos  de  soja em função da densidade do solo (1,1; 1,2; 1,3; 1,4 e 1,5g cm-3)
Fonte: Savioli et al. (2021)

Em suma, pode-se dizer que a redução do sistema radicular da soja a nível de campo, afeta negativamente a produtividade da cultura, fato que está associado ao menor volume de solo explorado e, consequentemente, menor absorção de água e nutrientes do solo. Sendo assim, investir no sistema radicular da soja é investir na produtividade da cultura, sendo essencial para tanto, proporcionar boas condições químico/físicas do solo, para que não haja impedimento ao crescimento radicular da soja.


Veja mais: Plantas de cobertura e os benefícios além da cobertura do solo



Referências:

CARDOSO, E. G. et al. SISTEMA RADICULAR DA SOJA EM FUNÇÃO DA COMPACTAÇÃO DO SOLO NO SISTEMA DE PLANTIO DIRETO. Pesq. agropec. bras., Brasília, 2006. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/pab/a/6GMrH3T4MWy77r8ZMwNbFxJ/?lang=pt&format=pdf >, acesso em: 15/03/2024.

DEBIASI, H. et al. DESENVOLVIMENTO RADICULAR E PRODUTIVIDADE DA SOJA EM FUNÇÃO DO ESTADO DE COMPACTAÇÃO DE UM LATOSSOLO VERMELHO. VII Congresso Brasileiro de Soja, 2015. Disponível em: < https://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/bitstream/doc/1018505/1/R.159DESENVOLVIMENTORADICULAREPRODUTIVIDADEDASOJAEM.PDF >, acesso em: 15/03/2024.

GIRARDELLO, V. C. et al. RESISTÊNCIA À PENETRAÇÃO, EFICIÊNCIA DE ESCARIFICADORES MECÂNICOS E PRODUTIVIDADE DA SOJA EM LATOSSOLO ARGILOSO MANEJADO SOB PLANTIO DIRETO DE LONGA DURAÇÃO. R. Bras. Ci. Solo, 2014. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/rbcs/a/GL9npmLBjc5x5wY8zdVtCWS/?format=pdf&lang=pt >, acesso em: 15/03/2024.

SAVIOLI, M. R. et al. COMPONENTES DE PRODUÇÃO DA SOJA SOB NÍVEIS DE COMPACTAÇÃO DO SOLO. Acta Iguazu, Cascavel, 2021. Disponível em: < https://e-revista.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/26312/17560 >, acesso em:

ZANON, A. J. et al. ECOFISIOLOGIA DA SOJA: VISANDO ALTAS PRODUTIVIDADES. Santa Maria, ed. 1, 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.