O SAFRAS CTDI, índice de preço de soja do Brasil no mercado físico, calculado por SAFRAS & Mercado e pela China TickData, está em 214,68 pontos, com alta de 2,17%, atingindo o maior patamar desde o dia 3 de novembro.

Na quarta, o índice foi impulsionado pela recuperação dos preços no mercado físico brasileiro, impulsionados pela valorização dos contratos futuros na Bolsa de Chicago e pela alta do dólar frente ao real. Com a elevação dos referenciais, os vendedores voltaram ao mercado e o volume negociado melhorou.

“O produtor está aproveitando o bom momento para se desfazer da soja disponível antes da colheita”, informou o analista de SAFRAS & Mercado, Evandro Oliveira.

A metodologia de cálculo considera:

A relevância da produção de cada estado frente à produção total do país.

Os pesos para cotações de localidades/estados de acordo com seu volume de produção (pesquisa diária de preços da soja em 37 principais localidades de produção e negociação do Brasil, distribuídas em 13 estados produtores).

Mato Grosso (26,8%); Paraná (15,7%); Rio Grande do Sul (15,3%); Goiás (10%); Mato Grosso do Sul (8,8%); Minas Gerais (5%); Bahia (4,6%); São Paulo (3%); Tocantins (2,7%); Maranhão (2,6%); Santa Catarina (2%); Piauí (2%); Pará (1,7%).

Elimina “distorções” e pontos “fora da curva” por situações específicas de cada região. Preços em R$ (Reais) por saca de 60 quilos, base compra (bid). Revisão anual de praças e pesos.

Como é calculado o índice?

  • A base do índice é 100.
  • A data do índice é 4 de janeiro de 2016.
  • O cálculo do índice é diário.

Fonte: Agência SAFRAS

Vitene

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.