Manejo de doenças da soja, a importância da padronização e da classificação de grãos e a busca por altas produtividades na cultura da soja vão permear os debates, neste dia 26 de agosto, no CBSoja GoLive, plataforma on-line da Embrapa Soja, que antecede a realização do IX Congresso Brasileiro de Soja (CBSoja) e do Mercosoja, que serão realizados de 16 a 19 de maio de 2022, em Foz do Iguaçu (PR). “Criamos este espaço virtual e interativo para manter os envolvidos com o sistema de produção de soja atualizados até a data do encontro presencial no IX CBSoja e Mercosoja 2022”, explica Adeney de Freitas Bueno, pesquisador da Embrapa Soja e presidente do evento. “Nossa proposta é possibilitar a troca de conhecimentos, assim como estimular a interação entre os participantes, que poderão experimentar algo inovador em se tratando de um evento digital”, conta Bueno.
Em uma das salas haverá a discussão sobre Resultados das redes de ensaios de controle de doenças de soja – safra 2020/2021. Também está programado um painel sobre Importância de padrões e da classificação de grãos de soja. Além disso, o evento contará com um debate sobre os Desafios da fisiologia e a busca por altas produtividades de soja.
A plataforma permite uma experiência interativa diferenciada em que os participantes podem criar sua página pessoal para interagir com outros usuários e compartilhar comentários, além de esclarecer as dúvidas via chat com os palestrantes. Todas as interações realizadas na plataforma, como visita aos estandes virtuais, entre outras, serão convertidas em pontos. Os primeiros na classificação serão premiados com publicações da Embrapa.
Confira a programação e faça sua inscrição no CBSoja GoLive: cbsoja.com.br/golive
Programação:
Sala 1: Resultados das redes de ensaios de controle de doenças de soja – safra 2020/2021 – Moderador: Maurício C. Meyer (Embrapa Soja)
- 8h – 9h30 Eficiência de fungicidas no controle de mancha-alvo e oídio – Carlos M. Utiamada (TAGRO)
- 8h – 9h30 Eficiência de fungicidas no controle de doenças de final de ciclo – Hercules D. Campos (UniRV)
- 8h – 9h30 Eficiência de controle químico e biológico de mofo-branco – Maurício C. Meyer (Embrapa Soja)
- 8h – 9h30 Eficiência de fungicidas para controle da ferrugem-asiática – Claudia V. Godoy (Embrapa Soja)
- 9h30 – 10h Intervalo com palestras do patrocinador
Sala 2: Importância de padrões e da classificação de grãos de soja – Moderador: Fatima Chiepe Parizzi (consultora e auditora aposentada do MAPA)
- 10h – 12h Padrão de classificação da soja brasileira e os principais atributos que determinam a qualidade – José Ronaldo Quirino (Presidente ABRAPÓS)
- 10h – 12h Comportamento das características de qualidade durante o armazenamento da soja – José Carlos Andrade (COAMO – representando a OCB)
- 10h – 12h Comercialização da soja brasileira nos mercados nacional e externo – André Nassar (ABIOVE)
Sala 3: Desafios da fisiologia e a busca por altas produtividades de soja – Moderador: Norman Neumaier (Embrapa Soja)
- 10h – 12h Efeito Combinado de Altas Temperaturas e Déficit Hídrico – Prof. Rafael Vasconcelos Ribeiro (Unicamp)
- 10h – 12h Dias Nublados e Desempenho Fotossintético – Prof. Ricardo Ferraz de Oliveira (Esalq/Usp)
- 10h – 12h Morfologia e Componentes de Rendimento para Aferir Potencial Produtivo – Prof. Alencar Junior Zanon (Universidade Federal de Santa Maria)
Fonte: Embrapa Soja