Pesquisa realizada pela Markestrat, especialista em soluções de negócios do agronegócio, e a plataforma de engajamento da força de vendas da Seedz, empresa que integra toda a cadeia produtiva do agronegócio por meio da tecnologia, aponta os principais desafios das vendas de insumos agrícolas. O estudo foi denominado “Ver Agro”.
Dois pontos chamam a atenção para as empresas do segmento de insumos:
- A venda 360 graus, cenário em que os consultores de vendas estão tentando se posicionar como um agente parceiro dos produtores. Na percepção de 55% dos vendedores, os clientes os veem como parceiros, sendo que 10% dos profissionais já vão além do foco na transação para um enfoque no relacionamento.
Matheus Consoli, sócio da Markestrat, avalia que, com a evolução do comportamento dos produtores e o aumento no nível da demanda por atendimento diferenciado, a postura de consultores que são apenas provedores de produtos e serviços poderá perder espaço. “Haverá a exigência de uma postura mais consultiva”, afirma.
- A logística do produto se mostra um fator importante, já que ele ocupa a terceira posição no ranking de tempo consumido nas atividades diárias dos consultores. Segundo o estudo, só fica atrás de práticas rotineiras de atuação em vendas, como o contato com os clientes ativos e a busca de novos clientes.
Esse item chama a atenção de áreas como calcário agrícola e fertilizantes, entre outros.
Entender a visão do mercado
A Abracal participou da apresentação a convite da Markestrat. Segundo os organizadores, o estudo se consolida como a maior pesquisa já realizada com vendedores desse setor no Brasil. Leva o nome de “Ver Agro – Painel Tendência do Consultor de Vendas do Agro 2022”.
O objetivo dos organizadores foi entender as dificuldades, a visão de mercado, vontades e necessidades dos profissionais que atuam dia a dia na venda de insumos agrícolas, máquinas e implementos, serviços, entre outros, na agricultura e na pecuária. As respostas vieram de 415 consultores de vendas do agro brasileiro e geraram mais de 74 mil dados únicos, provenientes de 30 assuntos, nove temas e 44 perguntas.
A Seedz e a Markestrat esperam que as informações e insights permitam aos diferentes elos da cadeia adaptar suas ofertas, processos e abordagens. Assim, ficam mais claras as dores do agro brasileiro, potencializando o trabalho dos vendedores.
“Com essas informações, as empresas poderão guiar seus investimentos de modo mais eficiente, através de treinamentos direcionados, revisão de processos internos e novas ofertas para seus clientes. Como resultado, terão vendedores mais preparados e um melhor mix de ofertas, gerando mais valor para seus clientes”, destaca Rodrigo Fajardo, diretor de estratégia da Seedz.
Para acessar o relatório completo, que é gratuito, basta clicar aqui.
Fonte: Abracal