A produtividade esperada para a safrinha de milho deve ficar acima do normal na área de atuação da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores do Sudoeste Goiano (Comigo) nesta safra, em especial em municípios como Mineiros, Jataí, Montividiu e Rio Verde. As informações divulgadas à Safras News durante a Tecnoshow Comigo 2025, que está sendo realizada em Rio Verde, no sudoeste de Goiás. pelo departamento técnico da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores do Sudoeste Goiano (Comigo).

O coordenador Técnico e Comercial da Comigo, Beckembauer Ferreira, destaca que as chuvas foram retomadas na região nas últimas semanas e têm favorecido bastante o desenvolvimento das lavouras da safrinha em toda a área de atuação da cooperativa, que abrange 1,5 milhão de hectares. A expectativa é de que o rendimento médio final das lavouras possa atingir 130 sacas de 60 quilos por hectare.

Ferreira destaca que a média normal de produtividade em Rio Verde varia normalmente entre 115 e 120 sacas de 60 quilos por hectare, mas que neste ano pode ser maior. Em Jataí, Mineiros e Montividiu, o rendimento pode superar as 140 sacas de 60 quilos por hectare. Já em Palmeiras de Goiás, Caiapônia, Jandaia, Indiara e Santa Helena o rendimento médio deve repetir a média de outros anos, ficar ao redor de 105 sacas por hectare.

Em Rio Verde, município sede da Comigo, a área cultivada na safrinha atingiu por volta de 300 mil hectares e as lavouras se dividem entre as fases de pré-pendoamento e pendoamento neste momento.

No que tange à comercialização, Ferreira comenta que até o momento apenas cerca de 10% da produção esperada foi vendida antecipadamente pela Comigo, mesmo com o preço apresentando uma reação nas últimas semanas. “O valor da saca pode ser considerado bom, por volta de R$ 81,00, mas não se sabe até quando ele vai se manter, uma vez que os Estados Unidos já anunciaram que irão plantar uma safra recorde do cereal, o que pode impactar as cotações mais adiante”, conclui.

Fonte: Arno Baasch – Safras News



 

FONTE

Autor:Arno Baasch/Safras News

Site: Safras & Mercado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.