A Embrapa realiza nesta sexta-feira, 26, a partir das 16 horas uma live sobre o tema “Algodão orgânico em consórcios agroalimentares no Semiárid”. O objetivo é apresentar os avanços obtidos no cultivo da pluma na região e os desafios para ampliar a produção, com foco em atender uma demanda mundial crescente por produtos com certificação orgânica.

“A expansão contínua dependerá da superação de desafios como o desenvolvimento de tecnologias apropriadas aos sistemas de produção orgânicos, incrementos progressivos nas áreas de solo cultivável de manejo orgânico para atender ao consumo crescente, da padronização dos critérios de certificação e da grande concentração da demanda mundial de consumo, principalmente na Europa e Estados Unidos”, avalia Marenilson Batista, pesquisador da Embrapa Algodão, que será um dos debatedores, enfocando a pesquisa e inovação com algodão orgânico.

Também participarão da live Ricardo Blackburn, assessor técnico da Diaconia, que apresentará os principais resultados do projeto Algodão Agroecológico em consórcios agroalimentares, desenvolvido em parceria com Embrapa, Diaconia e diversas instituições; Silvio Moraes, representante da Textile Exchange, mostrando dados atuais e perspectivas de mercado do algodão orgânico no Brasil e no mundo; e Claudevan Santos, agricultor do município de Serra Talhada, PE, que é presidente da Associação Agroecológica do Pajeú de Certificação Participativa (ASAP) e falará da sua prática no cultivo do algodão orgânico e seus consórcios.

Algodão orgânico no Semiárido

A produção de algodão orgânico no Brasil é realizada por agricultores familiares e concentra-se na região semiárida, nos estados da Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Minas Gerais. Os estados de Alagoas e Sergipe também estão produzindo, porém, suas áreas encontram-se em processo de transição.

A certificação do algodão orgânico é realizada por meio de auditoria, promovida por empresas privadas como o IBD Certificações e a Ecocert Brasil e por Sistemas Participativos de Garantia (SPG), regulamentados pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. Algumas empresas e associações de agricultores também trabalham com certificações internacionais como a Fair Trade e a Global Organic Textile Standard.

A produção de algodão orgânico da safra de 2019 no Brasil foi de 30 toneladas, numa área de 620 hectares, com cerca de 600 famílias envolvidas.

live será transmitida em: youtube.com/embrapa

Serviço:
Live sobre Algodão orgânico em consórcios agroalimentares no Semiárido
Data: 26 de junho (sexta-feira)
Hora: 16 horas

Fonte: Embrapa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.