A plataforma tecnológica do Programa Nacional de Levantamento e Interpretação de Solos no Brasil (PronaSolos) já está disponível ao público. Mapas e dados de solos produzidos ao longo dos últimos 60 anos constam da plataforma.

Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Embrapa, IBGE, órgãos estaduais e regionais e universidades contribuem com o conteúdo, cujo lançamento oficial foi feito pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, no último dia 3 de dezembro.

Segundo nota da Embrapa, essa é a primeira entrega do PronaSolos que atinge a sociedade em geral. “Com o lançamento do site e da plataforma tecnológica do programa, tem início o funcionamento do Sistema Nacional de Informação de Solos”, diz José Carlos Polidoro, pesquisador da Embrapa Solos (RJ) e coordenador do comitê executivo do programa.

“O principal ganho para a sociedade é o de ter acesso ao acervo de estudos de mapeamentos de solos do Brasil e de perfis de solos, em um único local, de forma organizada e sistematizada. Adicionalmente, a ferramenta do SigWeb possibilita a combinação de forma fácil e ágil desses dados e informações, por meio de mapas”, explica Silvio Bhering, pesquisador da Embrapa Solos.

O mapa do pH do solo brasileiro é um dos itens presentes na ação.

Clique aqui e conheça a plataforma.

Fonte: Abracal

Texto originalmente publicado em:
Abracal
Autor: Assessoria de Imprensa - Abracal

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.