Segundo alerta agroclimático da Rural Clima, o mês de março deve seguir com chuvas em praticamente todo o Brasil. Para esta semana, o cenário segue com um corredor de umidade na faixa central e uma frente fria no Oceano Atlântico.
Não somente nesta segunda, mas a semana inteira deve ser marcada por pancadas de chuvas diárias no Paraguai, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e faixa central do país. Por outro lado, Goiás, norte de Minas Gerais, oeste da Bahia, Piauí e Rio Grande do Sul devem registrar tempo seco.
No final de semana, entre quinta e sexta, uma frente fria começa a se formar no norte da Argentina, na fronteira com Paraguai, trazendo chuvas irregulares ao norte do Rio Grande do Sul. O restante do estado, contudo, segue sem precipitações.
Segundo o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, as chuvas diárias continuarão ocorrendo nas principais regiões produtoras do Sudeste e Centro-Oeste entre os próximos 15 e 20 dias.
No começo da próxima semana, as chuvas irregulares devem retornar ao Rio Grande do Sul. Neste contexto, a Argentina segue com pouca precipitação, o que pode aumentar ainda mais os prejuízos já registrados nas principais culturas do país.
Para abril, Marco analisa que o mês deve ter chuvas apenas na primeira quinzena, enquanto na segunda quinzena o cenário deve desaparecer, totalmente sem precipitações. “A partir de abril, as chuvas devem ficar muito irregulares em todo o Brasil. “Muita atenção para você que está plantando seu milho, pois daqui pra frente o cereal semeado entra em um grau de risco gigantesco. Não há previsões de precipitações boas, regulares ou acima da média a partir da segunda quinzena de abril”, ressalta.
Fonte: Agência Safras